sábado, 18 de outubro de 2008

TRUQUES DE ARTESANATOS

No artesanato encontramos uma variedades de produtos que nos permite fazer grandes artes;mas todo artesão tem um toque própio e esta preparado para o improviso,tipo na contrução de uma peça,tal material acaba e não da para terminar seu trabalho;ou tal material esta num preço elevado e você deixa de fazer certas técnicas porque não pode obter tal produto;é nesta hora que entra o improviso e substituições que fazem o mesmo efeito sem gastar muito.Claro que para fazer certas substituições você tem que testar primeiro e comprovar o resultado,ai sim se torna uma ótima alternativa.No mundo da arte quem não improvisa para mim,não é artesão;é nas substituições que se descobrem várias técnicas.Pensando assim hoje vou dividir com vocês todos os truques que aprendi e muitos outros que fiz por conta própia e que foram testados e comprovados.
Termolina leitosa vem num potinho de 100ml que custa um preço entre 3 a 4 reais.Mais você pode fazer a sua própia termolina e por várias vezes e economizar um dinheiro.Para fazer sua termolina é só pegar uma parte de cola comum com a mesma parte de água filtrada e misturar bem.Tem amigos que ja mistura junto o alcool e fica no mesmo efeito.
BASE PARA ARTESANATO.Nada mais é que tinta latex branca,você pode comprar em lojas de materiais de contruções da Suvinil fosca é a melhor,e rende bem mais que estes potinhos que encontramos em lojas de artesanatos.
COLA TECIDO é a mesma coisa de termolina,então não preciso falar mais nada.
GUTAS METÁLICASPara quem pinta em seda:Esquece esse negócio de guta metálica que custa uma nota!!Compra um vidrinho de tinta para tecido metalizada, perolizada, da Acrilex (a melhor!).Coloca só um pouquinho de água, chacoalha beeem o vidrinho e coloque no seu aplicador de guta!Taí sua 'guta metálica'! Detalhe, um potinho dessas tintas custa super barato e dá para encher váááárias vezes o aplicador de guta.Outro detalhe importante:Acabou de usar? Lava a biqueira em seguida! Se secar dentro da biqueira vai dar um trabaaaaalho...Para um limpeza rápida e completa: Sabe aqueles plastiquinhos de amarrar pacote de pão de forma e algumas outras coisas? Tira aquele araminho que tem dentro dele.Acabou de usar o aplicador de guta, tira a tampa com a biqueira e enche de água.Chacoalha e vai trocando a água até tirar bastante da guta.Pega esse araminho e enfia com cuidado por dentro para tirar o excesso da biqueira. Vai futucando - rsrsrsQuando ver que liberou, enche a tampa com biqueira com água, coloca nos lábios e sopra com força!Quando a água estiver saindo rapidamente, já está limpinho e desempedido.Isso sem contar que você pode comprar a 'guta metálica' em vááárias cores.(atestada pela artesã Lu da aprenda a fazer)
TINTA RELEVOOutra vez, de novo, novamente - rsrsrs...São as tintas para artesanato mais pastosas. Se você já tem algum aplicador, é só transferir do pote de tinta para ele. Tem as metálicas, as coloridas brilhantes. Só não pode ser aquelas líquidas. Aí não dá.Ó só... É meio trabalhoso colocar essa tintas no aplicador original de tinta relevo. Como pinto em seda, normalmente uso o aplicador de guta para esse fim, com biqueira metálica em 1mm.(artesã Lu da aprenda a fazer)
FALANDO EM BIQUEIRA METÁLICA...
Coisa mais fácil desse mundo é ter uma coleção de tudo quanto é tamanho de bico (3mm, 5mm, 8mm, 1mm, etc).Compra o aplicador de guta.Compra uma lapizeira daquelas bem safadas.Tira a biqueira da lapizeira.Corta um pedacinho da ponta plástica do aplicador de guta e cola a biqueira metálica com cola quente.Quer uma vedação perfeita?Tire a parte colante de um band-aid e enrole bem firme entre o fim da biqueira (a parte oposta à ponta) e a parte de plástico do aplicador. Fica 1000!!!Ah, o aplicador de tinta relevo dá para fazer isso, também. (artesã Lu da aprenda a fazer)
PRIMER: Nome dado a algum tipo de base que permite pintar por cima. Muito usado em peças metálicas.Ok, ok... não gaste seu dinheirinho comprando primer de marca de artesanato. Vá uma loja tipo C&C, que vende coisas para construção, e compre uma latinha de primer. Tem primer para tudo quanto é tipo de superfície.
Silvana Andrade diz:BEM EU FAÇO PRÓPRIO VOLUME CETIM AQUELE DA DAIARA COLOCO MASSA ACRÍLIA OU PVA, ESSAS PARA PAREDE MESMO, EM UM TUBINHO DE COLA E PRONTO É SÓ SAIR DAZENDO ARABESCOS Á VONTADE.TAMBÉM USO ESSA MASSA QD TRABALHO COM STENCIL, VC PODE COMPAR UMA LATA PEQUENA, É SÓ GUARDAR BEM TAMPADA, COSTUMO COLOCAR UM POUQUINHO DE COLA NA HORA DE USAR.OUTRA DICA É USAR VERNIZ MARÍTMO INCOLOR(COMPRA EM CASAS DE TINTAS) PARA DAR ACABAMENTO EM PEÇAS DE VIDRO , POIS ASSIM ELAS PODEM SEREM LAVADAS SEM PROBLEMAS, PODE SER USAO EM MADEIRA TAMBÉM.PARA O AQUAVIDRO DA DAIARA, É SÓ MISTURAR COLA BRANCA COM 2 PARTES DE ÁGUA.COLOCO COLA BRANCA PURA OU LEVEMENTE DILUÍDA COM ÁGUA(SÓ UMAS GOTAS) EM UM VIDRO DE ADOÇANTE PARA FAZER RELEVO TRANSPARENTE.
Eu faço o meu relevo transparente usando cola pura,faço o desenho no estêncil e depois vou acrescentando a cola,deixo secar bem,em um local sem muita ventilação e sem poeira,fica perfeito.E quando quero aumentar o volume da minha textura eu jogo cola em cima e deixo secar.
ALGA MARINHA EM PÓ: para marmorizar seda.Quem leu o tópico sobre marmorização, viu que o tal 'gel marmorizante' - que é vendido em pequenos potes por preços salgadinhos e que não dão para fazer muita coisa (tem comprar outro pote) - nada mais é do que alga marinha em pó.Pesquisando, descobri que pode ser comprada a quilo em lojas japonesas, tipo conveniência que vendem de tudo um pouco - e que na Liberdade, bairro de São Paulo pode ser achada facilmente.Essa alga SERVE PARA MARMORIZAR PAPEL E TECIDO.(outra da Lu)
CERA CRAQUELÊ:
É feita com 80% de parafina + 20% de estearina.Fica mais dura e o craquelado fica lindo!!Derrete a parafina e a estearina (uma espécie de parafina mais oleosa e molinha) - 8 medidas de parafina + 2 de esteariana, no recipiente apropriado.NUNCA COLOQUE DIRETAMENTE SOBRE O FOGO! A PARAFINA PEGA FOGO!! Ou em em banho-maria ou em panelas elétricas.Aplica uma camada generosa sobre todas a seda ou tecido na vertical, outra na horizontal. Se quizer, nas diagonais, também.Tira o tecido do bastidor. Só nesse movimento ela já craquela. Mas a gente pode direcionar o craquelado para onde quizer. Pode até aplicar somente em determinadas áreas (sobre uma flor, por exemplo)Prende no bastidor e aplica uma cor mais escura do que a mais escura que houver.FICA LINDO!!!
CERA PARA APLICAÇÃO COM TJANTING OU PINCELEssa tem que ser mais macia, pois desse modo tanto o tjanting -uma espécie de caneta com cabo de madeira e reservatório para cera derretida que sai por um bico que pode ter variadas espessuras - desliza mais suavemente e facilmente pela seda ou algodão.O mesmo com o pincel. A aplicação fica muuuito mais facilitada usando essa receita;70% de parafina30% de estearina ou 7 medidas de parafina + 3 de estearina.Tanto parafina quanto estearina podem ser compradas a quilo na Liberdade. A parafina, para poder ser medida (já que vem em bloco) pode ser ralada com o lado grosso do ralador de queijo. A estearina é em pó.Sai muuuito mais barato, tem maior durabilidade de uso do produto (potinhos ninguém merece, né?) e você pode fazer os dois tipos de cera (craquelê e para aplicação).(+uma da Lu).
Para fazer seu própio verniz geral é só pegar um vidro de cola de isopor e a mesma quantidade de alcool e misturar bem;fica a mesma coisa e com o mesmo brilho.Esta dica eu ja fiz e usei em meus trabalhos,e deu o mesmo efeito do verniz geral.
Betume Caseiro: Compre 250 gramas de betume em pedra, em loja de material de construção, depois, em casa, com um martelo, quebre em pedaços menores as pedras compradas e misture-as em 1 litro de aguarrás ou querosene. Deixe de molho por 7 dias, mexendo todos os dias. Pronto o betume está pronto.Quer que fique mais em conta? Quando passar por uma rua ou estrada que está sendo asfaltada, pede umas pedras do asfalto para levar para casa. Assim, você só vai gastar com a aguarrás ou querosene.
LIMPEZA DO CRAQUELE:SABE QUANDO A GENTE TERMINA O CARQUELÊ E FICA AQUELE SUJINHO DA TINTA QUE PASSAMOS PARA REALÇAR OS CRACOS?POIS É É SÓ PASSAR UM PANINHO COM CERA INCOLOR, EM PASTA, AQUELA COMUM DE CASA, E DEPOIS LIMPAR DANDO BRILHO, FICA PERFEITO.

TEXTURA ACRILICA:SABE AQUELA TEXTURA ACRÍLICA PARA FAZER RELEVO NAS PEÇAS,QUE VEM NUM POTINHO QUE ACABA RÁPIDO,ENTÃO UM AMIGO QUE TRABALHA EM LOJAS DE ARTESANATO ELE ME ENSINOU A PEGAR UM POUCO DE MASSA DE PAREDE E MISTURAR COM COLA BRANCA E ÁGUA,DEIXAR DESCANSAR 1 DIA E DEPOIS USAR A VONTADE.SAI BEM + BARATO
GOMA FLEX:È na verdade colacascorez rótulo azul pura,depois de seca fica transparente e fixa em qualquer material.
Pode parecer uma dica boba...porém machuquei muito a minha mão rsrsrs. sabe aquele vidro de tinta ou cola que vc pede pra todo mundo abrir e quando vc vai perto de alguém conhecido alguém corre de vc pra não abrir mais? rsrsr SEUS PROBLEMAS ACABARAM rsrsr é só esquentar a tampa um pouquinho com o secador e pronto.(dica da Cinara da Aprenda a Fazer)
CRAQUELÊ - DOIS COMPONENTES
Uma dica, sabe aquele kit craquetê com dois componentes? Que são vendidos em várias cores? Você pode fazer as cores adicionando ao verniz craquelador transparente a cor que desejar. Pode ser tinta PVA ou acrílica. Vá adicionando aos poucos até dar a tonalidade que desejar.Dica dada pela artesã Roseli Daniel - Programa Arte Brasil
Gel matizador
Para retardar a secagem das tintas ou fazer defeito degradê uso gel de cabelo incolor.Pode usar gente dah super certo.
Carimbos...Fazer o carimbo é muito simples...Transferi o desenho pro EVA, recortei com uma tesourinha de ponta (a de cortar unhas de bebê), ou com estilete, dpois colei em outro pedaço de EVA com cola de isopor, colei mais duas camadas de EVA pra poder segurar o carimbo, depois da cola seca (no outro dia) eu selei todo o carimbo com goma laca, deixei secar. Pra carimbar a pç eu passei tinta numa bandeija de isopor, molhei o carimbo e carimbei, repeti isso até preencher a area....(Dica dada pela artesã Ana Laura)
COMO FAZER GOMA LACA!
Antigamente, eu mesma fazia a minha goma laca. Hoje em dia passei a comprar vidrinho, já que não uso muito. Mas, a receita para se fazer goma laca tá aqui. É super fácil!Achei esse texto e aproveito para colocar junto para a gente aprender mais um pouco.A Goma Laca é uma substância orgânica derivada da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China.Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma: do egípcio Kummi, através do latim vulgar,Gumma : seiva translúcida e viscosa.Laca: do sânscrito Lakxa. Em árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação de lacre).A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( "cem mil" ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive, ( figueiras dos pagodes, figueiras da Índia: Antea frondosa).Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o " verniz de goma laca".Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira.Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e brilho.Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido.Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore.Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, goma laca indiana clarificada ou ainda transparente. A Goma Laca Indiana deve ser dissolvida em álcool absoluto (99%) em proporções variáveis dependendo da utilização.O uso da goma lacca é conhecido há pelo menos 2.500 anos.É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso..No artesanato utiliza-se a Goma Laca Indiana - chama-se Asa de Barata e pode ser comprada em casas que vendem materiais de construção..RECEITA:- 100g de Asa de Barata - é um torrão bastante duro e bastante difícil de quebrar.- 1/2 litro de álcool 99°..Demora um pouco para a Asa de Barata dissovel. Mas, uma vez dissolvida é uma goma laca para ninguém por defeito!!(Dica dada pela artesã Lu da Aprenda a Fazer)

FAZENDO CORES.Para fazermos as cores, é preciso saber que todas as cores podem ser feitas com as cores primárias que são o AMARELO, O MAGENTA E O CIAM . O MAGENTA É UM TIPO PINK QUASE FOSOFRESCENTE, O CIAM É O AZUL CÉU. Bom, vamos começar. Comprem um galão de tinta branca suvinil látex ( para pitar parede) Pode ser o branco neve o ou gelo. Distribua em potinhos menores deixando um espaço de mais ou menos 3 dedos par adicionar outras cores.. Separe um vidro do tamanho de maionese para deixar o branco q sempre precisamos mais. Ou compre um galão separado só para dividir com o beije ( que usamos muito). Compre vários tingidores. Amarelo tem uns dois tons. Compre pelo menos uns 6 vidrinhos, pois ele é usado para quase todas as cores. Compre o Azul marinho, pois não se encontra o ciam a menos q na loja de tinta eles dêem os restos dos que sobram nas latas de tingidores profissionais- Eles costumam me dar o q sobra do magenta. É ótimo. Compre vermelho uns 4 vidros, o verde, o preto e ocre.. acho q são as cores q encontramos de tingidores. As únicas cores q uso muito e compro já prontas são: Preto: latas de 1 litro, Marrom mais escuro ( café) porque faço várias tonalidades e o Branco. Dependendo se for fazer decapé eu compro um galão inteiro de beije ou creme ou pérola. Vale a pena comprar pronto.Coloco branco em vários potes. Ai,começamos a misturar. A mistura vai da sensibilidade de cada uma.. Eu chego a fazer umas 6 tonalidades de verde por ex e azul.. vamos às misturas :Verde + amarelo = azul, se vc coloca mais amarelo ficará azul turquesa, e mais verde ficará azul petróleo. Só ai já fizemos 3 cores. Pegamos o petróleo e pingamos umas gotinhas de preto e ele ficará mais escuro um pouco.
1
Branco ( sempre como base) + azul marinho + preto ( colocado aos poucos e mexendo sempre, chega a uma tonalidade de azul Jeans.O Branco + o azul coloca pouco e vai misturando que fica o azula céu ( azul calcinha) rs.. é o ciam . O branco com vermelho e amarelo fica laranja.. faça uma quantidade maior e vai dividindo porque a partir do laranja faremos muitas outras. Branco + vermelho + amarelo = laranjaEste laranja com + amarelo ficará um laranja cenoura.Esta cor de cenoura com um pouco de marrom, ficará cor de tijolo. Esta cor de tijolo com um pouco mais de amarelo ficará ocre.O ocre, com amarelo ficará um amarelo mais escuro. Para um tom a mais pingue marrom..O ocre com gotas de vermelho, ficará mais um tom diferente de tijolo.O marrom com branco não vai ficar um beije bonito.... coloque aos poucos o amarelo. Ficará um beije perfeito!O marrom sendo clareado só com o branco, ele ficará rosado porque tem vermelho no marrom.Branco + gotas de marrom + amarelo = beijeBranco + beije = pérolaPara se obter um marrom se vc não tiver já pronto, coloque o vermelho com o preto. Faz a base com o branco, coloque muito tingidor vermelho e vai colocando o preto.. ele vai ficar vinho. Já separa o vinho, e para chegar mais perto do marrom, vá pingando o amarelo.Tem-se uma boa quantidade e de vermelho pronto, e não se usa muito, coloque o branco e faça várias tonalidades de rosa..Marrom + pouco branco = chocolateMarrom + muito branco e amarelo = caramelo Marrom + branco meio a meio = café com leiteChocolate + branco = chocolate claroMagenta + branco = rosaBranco + vermelho = rosaRosa + amarelo (pouco) = salmonRosa + gotinhas de azul = lilásRosa + gotinhas de azul marinho mais forte e gotinhas de vermelho.. vai colocando que chega no roxo.Se ficar muito roxo, coloque o branco ele volta ao lilás.
2O verde. Faça com o branco e o tingidor um verde mais escuro.Separe um pouco, e pingue tingidor marrom que ele fica verde folha.Verde folha + gotinhas de preto = verde folha mais escuroVerde folha + amarelo = verde claro.Verde claro + branco + amarelo = verde limãoVerde claro mais azul ficará um verde piscina. (poucas gotas do azul) ou coloca o verde claro mais o azul claro.Este verde piscina mais branco ficará verde água.Azul escuro + verde escuro = petróleoPreto + branco = cinzaAtenção!! Misturar cores é uma terapia (uma arte) tão boa quanto fazer a decoupage. Tem q se tirar um tempo para isso. Ë como brincar com as cores. Separes várias colheres de plástico ou mesmo de metal só para esta finalidade. Ao colocar o tingidor vá mexendo A tinta demora a pegar a tonalidade. Para ficar homogênea tem q misturar bem. Todas as tonalidades podem ficar mais claras ou mais escuras com a ajuda do branco, no entanto, quase todas também precisam de gotas de amarelo neste clareamento para não perder a tonalidade.No caso do verde, sempre precisamos do ciam, ou seja, o azul claro para chegarmos a um tom mais claro. Nos tons de marrom, lilás, e rosa, o ideal é o Magenta, mas da para usar o pink no lugar.Se a tinta estiver grossa demais, pode adicionar uma mínima quantidade de água porque ele pega mau cheiro principalmente se guardar. Para guardar tampe bem os vidros

Douração com purpurinaAdorei as dicas e quero contribuir com uma:Para quem gosta de fazer detalhes dourados nas peças e usa goma laca misturada com purpurina, experimente, ao invés da goma laca, usar extrato de banana (verniz para purpurina). O dourado fica mais bonito e durável
ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM ESSAS DICAS QUE GRANDES ARTESÃS VEM NOS ENSINANDO.

DICAS DE ARTESANATOS

TODAS AS DICAS ABAIXO FORAM DADAS POR ARTESÃS QUE FAZEM PARTE DA COMUNIDADE APRENDA A FAZER.
E APROVEITANDO,QUERO FALAR UM POUCO COM VOCÊS A RESPEITO DESTA COMUNIDADE,ONDE SUA DONA LU E MODERADORAS SANDRA E SUELI,ELAS FAZEM UM LINDO TRABALHO DE UNIÃO,ENSINAMENTOS E BUSCAM SEMPRE O MELHOR PARA OS ARTESÃOS E PARA AQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO INICIANDO NAS ARTES.EU SEI QUE SOU SUSPEITA EM FALAR,POIS SOU FÃ;MAS TENHO CERTEZA QUE UMA VEZ QUE ENTRAR,NUNCA MAIS VAI SAIR.ENTÃO EU AS CONVIDO A DAR UMA PASSADA LA E FAZER PARTE DESTA GRANDE FAMILIA.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=46753361


AGORA VAMOS AS DICAS:Para fazer aqueles adornos e linhas finas que usamos na técnica da indiana usamos as dimensionais ouro,prata,vermelha e verde,basta colocar na ponta dos frascos o bico de uma lapiseira de 0,7mm;a boa é a da mércur,ela é amarela e você encontra ela em papelarias.Em uso manter ela dentro de um vidrinho para não intupir;se caso entupir é só limpar com um alfinete.Aplicar ela com a ponta deitada,como se estivesse escrevendo.Fica um trabalho perfeito.

A amiga Sandra artesã encontrou na internete essa dicas e eu vou dividir com vocês,é sobre alguns produtos muito usados em várias técnicas e objetos tipo mdf,gesso,etc...

TEXTURA CRIATIVA - REF.: Acrilex. Somente ela tem com esse nomePara obter relevo, textura ou acabamentos especiais (efeito decorativo). Pode ser aplicada com espátula sobre: madeira, gesso, cerâmica, mdf, papel, tela, vidro, cortiça e isopor.

GESSO ACRÍLICOIndicado para preparar tecidos e outras superfícies para pintura com tintas a óleo ou acrílicas. Bastante flexível, pode também ser utilizado para corrigir imperfeições e para criar efeitos de relevo em peças de madeira, gesso, cerâmica, etc. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem rápida

PASTA PARA MODELAGEM :Ideal para criar relevos, texturas e fazer aplicações de objetos e materiais diversos em telas e peças de artesanato, como madeira, cerâmica, gesso e papelão. Após secagem, apresenta excelente durabilidade e flexibilidade. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem completa em 72 horas. Não aplique camadas muito espessas de uma só vez nem acelere a secagem da pasta, já que tais procedimentos podem causar a formação de rachaduras e craquelamento do produto.

MASSA CORRIDA: Vendida somente em casa de materiais de construção, solúvel em água, apresentação lata de 900 ml, utilizada para corrigir imperfeições em paredes, para criar texturas em paredes. Pode ser utilizada em móveis de madeira, desde que acrescentando-se uma parte de cola branca cascorex extra, para evitar rachaduras
SEGUE ABAIXO A DICA DA SANDRA,DITA POR ELA

MINHA EXPERIÊNCIA DIZ QUE PARA UMA COBERTURA DIFERENCIADA, SEM GRAVURAS OU DESENHOS UTILIZE A TEXTURA CRIATIVA EM CORES, COMO SE FOSSE PASTA DE MODELAGEM, SEM NO ENTANTO NECESSITAR COBRIR COM TINTA. USE COM ESPÁTULA, PENTE OU MOLDE VASADO.SOBRE GUARDANAPO OU GRAVURA, UTILIZE A TEXTURA CRIATIVA INCOLOR, E O TRABALHO FICARÁ COM A APARÊNCIA DE VIDRO GRANULADO, AQUELES VIDROS QUE VOCE USA EM JANELAS DE BANHEIRO, QUEBRADINHOS, ONDE VC VÊ A GRAVURA, MAS COMO SE ESTIVESSE COBERTA POR UMA PELÍCULA.PARA RELEVOS, USE PASTA DE MODELAGEM, QUE É VENDIDA EM PEQUENAS QUANTIDADES. A LATA DE MASSA CORRIDA LHE DARÁ O MESMO RESULTADO, MAS (tudo tem um mas) SECA COM MAIS RAPIDEZ DENTRO DA EMBALAGEM, E VC, USANDO APENAS ESPORÁDICAMENTE CORRE O RISCO DE UMA PERDA MAIOR EM PRODUTO E EM R$.GESSO ACRÍLICO TEM POUQUÍSSIMA RESISTÊNCIA, POR ISSO DESACONSELHO SEU USO EM ARTESANATO.

MAIS DICAS VARIADAS

QUER RECORTAR MELHOR O TECIDO PARA DECOUPAR??Sabe as decoupagens com tecido em MDF? Então... é um saco pra recortar o tecido. Mas se vc passar termolina nele, aguardar secar, ele fica fácil para recortar e não desfia.Tente e veja.

TEXTURA CRESPA
Para usar em telas ou cx de MDFUma parte de cola brancauma parte de tinta PVA brancaum pouco de serragem (o quanto vc quer quer fique crespo)Misture tudo e passe em locais que quer ddar o efeito. Depois de seco vc pinta normalmente. Vc pode pintar tanto com tinta PVA como com tinta a óleo.Se sobrar pode congelar que vc não perde o preparo. Depois é só descongelar e usar
SOBROU TINTA A ÓLEO???
é só colocar no congelador que vc não perde a tinta que ficou na palheta. Depois é só retirar umas horas antes de usar. Se sobrar novamente pode voltar ao congelador
Verniz Vitral -
Mel - Quer simular o mel escorrido? Utilize o verniz vitral amarelo ouro depois da peça totalmente pronta, inclusive envernizada, se for o caso.Se quiser mais textura para o mel, coloque um pouco de cola quente no formato do mel escorrendo e pinte com o mesmo verniz vitral! Água - Motivos com água escorrendo, respingos ou gotas, utilize o azul turquesa.Além da transparência o verniz vitral possui brilho e relevo, o efeito é perfeito. Outras idéias podem surgir tipo: caldas em sorvetes, café derramado...

Lí em algum lugar que quando passar só goma laca indiana por dentro da peça, misturar em um copinho com um pouquinho de essência e aplicar na cx...fica uma delicia! Pode também colocar essência na cera quando for fazer pátina...por exemplo de chocolates, de maracujá...depende da cx ...É gostoso abrir e sentir aquele cheirinho...

Transformar qualquer imagem em risco existe um programawww.dumpr.netvocê seleciona a imagem,faz up load dela e o programa transforma em desenho ,ai vc salva e usa um programa de imagem tipo corell,ou mesmo o poaint e deixa a imagem maior e mais escura, aí acaba o desespero de não conseguir o risco. no meu album tem riscos e imagens feitos assim .dá uma olhada

Estêncil!Passe cola permanente no verso do seu estêncil e aguarde a secagem de acordo com o rótulo.Isso facilita, e muuito!, na hora de 'prender' o estêncil na peça. Ele fica firme, sem sair do lugar.Guarde-os separados em sacos plásticos. A cola permanente dura um bom tempo sem perder o 'grude' - hehe!

Falhas no MDF e Marcas de Pincel
'Por que ficam falhas na pintura das caixas de MDF, onde a tinta não penetra e por que a pintura não fica lisinha? Fica toda marcada com o pincel...'As falhas que ficam na pintura das caixas de mdf, são em função do excesso de cola para juntar as partes. Por isso, é legal sempre antes de pintar, dar uma passada de água com pincel (úmido não encharcado). Onde você ver que a água não penetrou é por que tem excesso de cola.Pega uma lixa fininha, e lixa, lixa, com suavidade e tenta tirar o máximo que puder. Um pouquinho de Thinner num paninho velho também ajuda a desfazer os excessos de cola muito acentuados.Depois passa água novamente até não ver mais manchas. Daí a tinta vai penetrar numa boa!!Quanto às marcas de pincel, o melhor mesmo é usar rolinho de espuma não muito encharcado. Se quiser o usar o pincel, também não encharca de tinta. São finas camadas, que devem ser lixadas entre secagens. Umas duas ou três demão, usando pincel macio, (com lixamento suave entre secagens) deixa a pintura perfeita, sem marcas de pincel.
DICAS DA ARTESÃ DORA GUILHON
..Verniz diluído não deixa a peça pegajosa. Dilua o verniz em seu solvente próprio e nunca, NUNCA MESMO retorne o que sobrar para a embalagem de origem. Guarde separado, pois quando vc coloca o que sobra de tinta diluída ou de verniz, na embalagem original, após algum tempo o produto ficará com um cheiro horrível. Repare que a tinta que vc compra vem espessa e é vc que`não raro precisa diluí-la um pouco.DICAS DE VERNIZTenho visto em muitas comunidades o pessoal reclamando de verniz, que qdo usa o verniz deixa a peça pegajosa aí elas têm que passar cêra. Cêra sobre verniz é loucura. Daí resolvi passar minha experiência de pelo menos15 anos trabalhando com pátina e decapê em móveis. Se vc achar pertinente passe adiante. Só gostaria de ter um retorno das pessoas que experimentarem. Eu SÓ TRABALHO ASSIM e nunca tiva problemas.A muitos anos eu aprendi que o melhor tipo de verniz é aquele com que vc melhor se identifica para fazer um trabalho correto, com exceção de peças que vão molhar ou pegar umidade, e neste caso vc deve usar SEMPRE verniz marítimo. Mas, seja qual for o verniz, ele SEMPRE deverá ser diluído, e passadas várias demãos. O verniz em seu estado natural, sem diluição, deixa as marcas do pincel ou do rolinho, logo, DILUA em até 40% e dê de 4 a 5 demãos. ISSO ME FOI ENSINADO POR UM FABRICANTE DE VERNIZ, CUJOS PRODUTOS EU USAVA PARA TRABALHAR MÓVEIS EM PÁTINA E DECAPÊ. Verniz devidamente diluido não deixa a peça pegajosa NUNCA!!

MAIS DICAS DA ARTESÃ DORA GUILHON:Para pintar as caixas eu SÓ USO SUVINIL PORQUE RENDE MAIS. A CÊRA (poliflor incolor, não pode ser líquida) É UMA LATA RELATIVAMENTE GRANDE, MAS DURA MUITO. vOCE PODE MISTURAR BETUME E FAZER SUA PRÓPRIA CERA COM BETUME, PODE MISTURAR ANILINA EM PÓ DOURADA DE BOA QUALIDADE E A CERA FICA COM UM LEVE BRILHO, E PODE MISTURAR ALVAIADE (VENDE EM LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO).ALVAIADE E CERA, QUANDO APLICADOS SOBRE MADEIRAS, FAZ COM QUE OS VEIOS FIQUEM RESSALTADOS.VOCE FAZ A VERDADEIRA PÁTINA SATINÊ, QUE É TÃO SOMENTE RESSALTAR OS VEIOS DA MADEIRA ENCERANDO.
QUAL SOLVENTE USAR?
.Embora os produtos devessem ter escritos em seus rótulos qual o solvente a ser usado isso nem sempre acontece aqui no Brasil.Deixo aqui uma tabela que lista o produto e seu respectivo solvente ou diluente:.Anilinas >>> Álcool 96ºBetume >>> Água raz ou QueroseneCola de contato (sapateiro) >>> GasolinaCola permanente/verniz mordente >>> ÁguaGoma laca indiana/incolor/purificada >>> ÁlcoolGuache >>> ÁguaLaca nitrocelulose (duco) >>> ThinnerPasta relevo vitral >>> Água razPó xadrez >>> ÁguaResina poliéster ou epóxi >>> solvente a base de acetona (solvensiq 5000)Tinta à óleo >>> Água raz ou TerebentinaTinta acrílica >>> ÁguaTinta Camurcil >>> ÁguaTinta PVA látex >>> ÁguaTinta craquelê >>> ÁguaVerniz acrílico/liquibrilho/selador plástico >>> ÁguaVerniz geral/cristal legítimo Água razVerniz Murano >>> ÁlcoolVerniz vitral e madrepérola >>> Álcool ou Thinner
Quero agradecer as artesãs por estas dicas preciosas,Sueli,Sandra,Lu e Dora Guilhão.

Moldar vinil
Depois de muito queimar as pontas dos dedos no fogão para deixar a borda do vinil ondulada, "descobri" que usando uma forma de pizza grande e agua quente dá pra moldar,corrigir dobras etc... bem mais fácil que na chama do fogão Dica dada pela artesã M@ry Marcondes

Para que serve...?
Cera-micro — é o elemento nobre da mistura que faz a vela. Ela dá à vela coloração leitosa, e torna a queima mais lenta. Estearina — é um componente da mistura que se usa para dar flexibilidade à vela, age como desmoldante (ajuda a soltar o molde). Tem a mesma função da cera-micro. No caso de velas coloridas, ela facilita a diluição do corante. Pode ser substituída pela cera-micro. Dextrina — para fazer craquelêBórax — ingrediente da massa de biscuitAlvaiade — usado no envelhecimento de peçasGoma (Resina) de d’amar — é usada na técnica da encáusticaGoma arábica — serve para colar envelopes e, é usada na técnica do craqueladoBenzoato de sódio — ingrediente da massa de biscuitCimento brancoà — é usada na técnica de mosaico e envelhecimentoGesso rápido — é usado para fabricar peças artesanais e, na restauraçãoGesso crè — é usada em algumas técnicas de pinturas de telasGel espessante — serve para engrossar a tinta de sêdaLauril — é usado para fazer espumas em sabonetesFormol — é usado para conservar a massa de biscuitGel para marmorização — é usado em pinturas de sêdaGlicerina — é usada para untar formasSílica gel — é usada para desidratar folhas secasSulfato de magnésio (Sais de banho) — é utilizado para tirar a umidade do sal de cozinha nos sais de banho Areia cristal — é usada para decorar telas e peçasBrocal — é um "brilho" mais grosso que o glitter. Serve para trabalhos escolares, enfeites para festas, papéis, fantasias etc. Glitter — é um "brilho" mais fino que o brocal. Serve para trabalhos escolares, enfeites para festas, papéis, fantasias etc. Argila — é usada para fazer maquetes e arranjosBenzina — é usada como solvente de limpezaTerebentina (Essência de...) — é usada para diluir as tintas a óleo para telaBetume — é um verniz escuro a base de água raz usado para envelhecer
Neutrol — é um verniz escuro a base de água raz usado para envelhecerParafina gel — serve para confeccionar velas de gel. Base para artesanato — é um produto que dá base antes de pinturas de peças artesanais ou telas. É solúvel em água. Tem secagem rápida. Pode ser colorida com tintas solúveis em água. Bórax (Borato de sódio) — Breu — Carbono para tecido — Carvão fusain — serve para fazer esboços e riscar desenhos em telas. Para sua fixação, melhor usar o verniz acrílico em spray (Artfix, Acrilfix).Caulim — Cêra de abelha — Cêra de carnaúba — Cêra ingleza/Cêra poliflor — é usada para lustrar móveisCola CMC — serve para colar papel, papelão, papel de paredeCola permanente — serve para fixar o tecido sobre o suporte ou gabarito antes da pinturaCola coqueiro (moída) — Cola quente (em bastão) — é usada para colar arranjos, imãs de geladeiras...Cola pano — serve para colar tecido sobre tecido, e fixar purpurina, glitter e brocal sobre tecidos naturaisCola para isopor — é uma cola transparente indicada para colar isopor, gesso, papéis, plásticos, louças etc. É solúvel em álcool. Seca em 2 minutos. Cola cascorez (rótulo azul) — serve para colar papel, madeira, gesso...Compasso tira-linha — Diluente eco/Ecosolv — é solvente de tinta a óleo para tela, substitui a água raz e a terebentinaDióxido de titâneo — é usado para envelhecer peçasDurepóxi — é uma massa a base de resina epóxi, que solda a frio, molda peças artísticas, fixa peças e objetos, veda canos de ferro, caixa d'agua, calhas etc. Seca normalmente em 2 horas. Esponja marinha — é usada na técnica do esponjado, em pinturas especiais, para decoração, limpeza e uso em geral.Essência para velas — perfuma a parafina, dando cheiro agradável às velasCorante para velas — dar cor à parafinaEstôpa de algodão — é usada para enchimento e na limpezaExtrato de banana — dilui e fixa a purpurinaFita-crepe — protege as áreas que não se deseja pintar
Gesso acrílico — dá textura, faz relevos em telas, madeira, cerâmica, papelão... É ideal para preparação de telas. Gel médium acrílico — retarda a secagem da tinta acrílicaGel médium a óleo — retarda a secagem da tinta a óleo Glaze tinta — tinta "aguada", bem diluída Glaze verniz — verniz "aguado", bem diluído Godê — Para preparar tintas para usar, e conservar as tintas em uso. Palêta — Para se colocar um pouco de tinta (principalmente as tintas a óleo e acrílica em bisnaga) sobre ela e, para se fazer misturas durante a pintura. Goma laca incolor — dilui a purpurina, enverniza e, impermeabiliza as peças porosas. Não tem cor. Goma laca indiana — dilui a purpurina, enverniza e, impermeabiliza as peças porosas. Tem um tom castanho-amarelado. Grafite em pó — desingripante, e serve para pinturaGraxa — engraxa, e serve para pinturaGuta — serve como isolante nos contornos das pinturas em sêdaIgol — é um impermeabilizanteLiquibrilho — é um verniz a base d´aguaMassa acrílica — dá textura, faz relevos em telas, paredes... Nivela e corrige paredes internas e externas. Secagem final em 4 horas. É solúvel em água. Não precisa ser diluída. Massa a óleo — serve p/ corrigir imperfeições em madeiras internas e externas. Secagem total em 6hs. Na limpeza use água e sabão. Não precisa ser diluída. Massa corrida — serve para corrigir imperfeições em paredes, e madeiras internas. Secagem total em 4 horas. Na limpeza use água e sabão. Não precisa ser diluída. Massa rápida — serve para a técnica do "florentino" em madeiras. Corrige pequenos defeitos em pinturas de aço e ferro. Seca em 2 horas. É solúvel em thinner. Neutrol — é usado para envelhecimentoÓleo de linhaça — é usado para retardar a secagem de tinta a óleoPasta cristal para relevo — é usada para fazer texturasPasta de modelagem — usada p/ texturas em telas, cerâmica, madeira e papelão. Pasta relevo — é usada para fazer relevo e contornos em vidros, acetato, porcelana, madeira, cerâmica, metal e gesso. Para diluição e limpeza use o solvente da Acrilex. Pasta metálica — serve para dar acabamento metálico em molduras, móveis, trabalhos de restauração, maquetes, e decorações em peças de gesso, cerâmica e madeira, ou esculturas de madeira. Pode ser aplicado também em papelão, argila, gesso, couro e outros. Para diluição e limpeza use água raz, diluente eco, ou terebentina. Pedrinhas de quartzo — são usadas para decorar arranjos e velasPó de mármore — é usado em texturizações em telasPó de camurça — é usado para forrar caixinhas, imitando o papel-camurçaPrimer sintético — é um fundo para dar base em metaisPrimer universal — é um fundo para dar base em metaisPrimer rápido — é um fundo para dar base em metaisWash-primer — é um fundo fosfatizante para metal cromadoZarcão — é um fundo anticorrosivo (anti-ferrugem) para metalPurpurina — é usada para decorar peças de gesso, cerâmica e madeira, além de ser usado em metaisQuerosene — é usado para limpar pincéis, diluir betume...Reducola — é um removedor/solvente de cola de contato (cascola, brascoplast)Removedor pastoso — é um removedor de tintas velhas e automotivasRemovedor pintoff — é um removedor de tintas velhas e vernizesSecante de cobalto — acelera a secagem de tinta a óleo para telaSelador plástico — é um verniz de acabamento e um impermeabilizanteSeladora para madeira — é um verniz indicado para madeiras decorativas, móveis de madeira... É solúvel em thinner. Possui acabamento acetinado. Borracha de silicone — faz formas de peças de gessoSilicone líquido — lustra painel de carroSisal — decora velas e arranjosStêncil — serve como molde vazado para pintura em tecido e em parede (pintura decorativa)Gravura — serve para a técnica da "decoupage"Decalque — decora caixas, sabonetes, espelhos, cadernos...

Corante pva xadrez/suvinil — são pigmentos para tintas a base d´agua (tinta PVA, tinta acrílica)Talco industrial — serve para envelhecer peçasTermolina leitosa — é um verniz impermeabilizante para papel e tecidoThinner — é um solvente indicado para a tinta laca (duco) e, o verniz vitralÁgua Raz — é um solvente indicado para a tinta esmalte sintéticoTransfer — é usado para decorar as peças, substitui a folha de ouroVarsol — é um diluente, solvente para cerasVerniz acrílico para pátina — é um verniz a base d´agua para envernizar peçasVerniz murano — é um verniz de tom castanho escuro (avermelhado). É aplicável em madeira, gesso, cerâmica e vimes. Tem alto brilho. É solúvel em álcool ou thinner. Xadrez em pó — é um pigmento usado para colorir cimento, pisos, chapiscos, argamassa, rejuntamentos, cal e tintas. Vem em 6 cores (vermelho, azul, verde, amarelo, marrom e preto) miscíveis entre si.Cores :Cores primárias: vermelho amarelo e azul.Cores secundárias: verde, roxo e laranja.Cores terciárias São as que se formam da mistura de duas cores secundárias, ou de uma cor secundária e uma primária: VIOLETA + LARANJA = MARROM, ou VERMELHO + VERDE = MARROM, ou VIOLETA + VERDE = OLIVA, ou VERDE + LARANJA = OCRE etc. Detalhe: Cores 'primárias' >> Magenta, Cyan e Amarelo.
QUERO AGRADECER AS DICAS DAS AMIGAS ARTESÃS MONICA,LU E M@RY QUE SÃO FERAS NAS ARTES.

Bom amigos,como ja havia dito, na vida ninguém nasce sabendo e em máteria de arte,a todo momento aprendemos mais coisas diferentes e dicas são fundamentais nesta área;ainda mais se são dadas por grandes artesãos que fazem sucessos neste ramo.Então,aproveitem e renove seu jeito de fazer arte.