sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DICAS DE ARTESANATOS


Hoje venho dividir com vocês todas as dicas e truques que a gente aprende nas andanças pela net e também pela experiência que adquirimos ao passar do tempo.Espero que seje útil pra vocês,como é pra mim;pois sabemos que no mundo das artes,tudo se renova,a cada dia aprendemos uma forma diferente.


DICAS PRIMÁRIAS:O que são dicas primárias?dicas primárias são as escolhas certas de materiais;prefira usar só produtos que tenha certeza que são bons,que você conheça trabalhos feito com eles.Verifique sempre as validades,isso é fundamental para um bom trabalho.


No mundo do artesanato encontramos uma variedade enorme de produtos;pincéis;vernizes;tintas,enfim...uma infinidade de produtos que a todo momento estão sendo lançados no mercado.Muitos destes produtos que usamos e nem sabemos direito sua finalidade.Hoje vou falar um pouco sobre alguns materiais que vem facilitando e muito a vida de muitos artesãos.

PINCÉIS MODELOS E SUAS FINALIDADES:

PINCEL CHANFRADO:O tamanho varia de acordo com o objetivo;serve para fazer sombreados e pintar cantos dificeis de caixas muitos pequenas.


PINCEL FILETE:É um pincel longo de pelos fino;é muito utilizado para fazer traços finos,linhas retas,presponto comprido,braços e pernas da bonecas magricelas e contornos de desenhos.


PINCEL REDONDO:Com tamanhos variados, tem a finalidade de fazer com que uma curva saia mais perfeita que com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos e cabelos encaracolados.


PINCEL PATA DE VACA:É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). É o mais indicado para fazer o efeito dos pêlos dos animais (principalmente nos ursinhos) e iluminar as bochechas. Também é indicado para fazer flores.


PINCEL QUADRADO:O tamanho varia de acordo com o objetivo. Um quadrado bem chato é o mais incado para fazer xadrez (embora algumas pessoas utilizem o 00). O pincel quadrado é o mais indicado para pintar o "corpo" da peça em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).


CERDAS DURAS:

São ótimas para fazer efeitos como a pátina, por exemplo. Geralmente são cerdas sintéticas e o pincel é mais barato que um similar em pêlo macio.

TRINCHA PARA VERNIZES:Da Condor série 558 de cerdas sintéticas porém muito macias.A Lu me passou esta dica e eu usei e adorei o resultado.



ARTESÃO X MESTREGeralmente é essa designação para a variedade de pincéis com a mesma nomenclatura, mas para diferentes finalidades. Peça sempre pincel para artesão, pois pode ser que na mesma loja vc encontra pincel para pintura á óleo, aquarela, móveis e paredes.



CONDOR x TIGRENão trabalho para nenhuma das 2 empresas, mas vejo que a maioria das nossas colegas preferem essas 2 marcas. Existem inúmeras marcas mais baratas no mercado e com resultados finais fantásticos, porém a longevidade dos pincéis Condor e Tigre é maior, apesar de serem mais caros.



Para quem trabalha com cola gelDê preferência para pincéis de cerdas duras. Um modelo bastante utilizado por quem trabalha com cola gel é o Condor 456, com o cabo de cor amarela e cerdas brancas.



PINCEL FILBERTÉ uma lançamento da Tigre. É um pincel língua de gato muito utilizado na pintura Country para fazer os pelinhos e cabelinhos dos bonecos (o efeito final é melhor que o Pata-de-Vaca, que era o mais usado anteriormente para obter esse efeito). Isso não significa que ele seja utilizado só para este fim.Existem 2 tipos, de acordo com o material a ser pintado:


Estas dicas eu aprendi na comunidade Aprenda a Fazer e dou veracidade,porque as uso.