sábado, 18 de outubro de 2008

TRUQUES DE ARTESANATOS

No artesanato encontramos uma variedades de produtos que nos permite fazer grandes artes;mas todo artesão tem um toque própio e esta preparado para o improviso,tipo na contrução de uma peça,tal material acaba e não da para terminar seu trabalho;ou tal material esta num preço elevado e você deixa de fazer certas técnicas porque não pode obter tal produto;é nesta hora que entra o improviso e substituições que fazem o mesmo efeito sem gastar muito.Claro que para fazer certas substituições você tem que testar primeiro e comprovar o resultado,ai sim se torna uma ótima alternativa.No mundo da arte quem não improvisa para mim,não é artesão;é nas substituições que se descobrem várias técnicas.Pensando assim hoje vou dividir com vocês todos os truques que aprendi e muitos outros que fiz por conta própia e que foram testados e comprovados.
Termolina leitosa vem num potinho de 100ml que custa um preço entre 3 a 4 reais.Mais você pode fazer a sua própia termolina e por várias vezes e economizar um dinheiro.Para fazer sua termolina é só pegar uma parte de cola comum com a mesma parte de água filtrada e misturar bem.Tem amigos que ja mistura junto o alcool e fica no mesmo efeito.
BASE PARA ARTESANATO.Nada mais é que tinta latex branca,você pode comprar em lojas de materiais de contruções da Suvinil fosca é a melhor,e rende bem mais que estes potinhos que encontramos em lojas de artesanatos.
COLA TECIDO é a mesma coisa de termolina,então não preciso falar mais nada.
GUTAS METÁLICASPara quem pinta em seda:Esquece esse negócio de guta metálica que custa uma nota!!Compra um vidrinho de tinta para tecido metalizada, perolizada, da Acrilex (a melhor!).Coloca só um pouquinho de água, chacoalha beeem o vidrinho e coloque no seu aplicador de guta!Taí sua 'guta metálica'! Detalhe, um potinho dessas tintas custa super barato e dá para encher váááárias vezes o aplicador de guta.Outro detalhe importante:Acabou de usar? Lava a biqueira em seguida! Se secar dentro da biqueira vai dar um trabaaaaalho...Para um limpeza rápida e completa: Sabe aqueles plastiquinhos de amarrar pacote de pão de forma e algumas outras coisas? Tira aquele araminho que tem dentro dele.Acabou de usar o aplicador de guta, tira a tampa com a biqueira e enche de água.Chacoalha e vai trocando a água até tirar bastante da guta.Pega esse araminho e enfia com cuidado por dentro para tirar o excesso da biqueira. Vai futucando - rsrsrsQuando ver que liberou, enche a tampa com biqueira com água, coloca nos lábios e sopra com força!Quando a água estiver saindo rapidamente, já está limpinho e desempedido.Isso sem contar que você pode comprar a 'guta metálica' em vááárias cores.(atestada pela artesã Lu da aprenda a fazer)
TINTA RELEVOOutra vez, de novo, novamente - rsrsrs...São as tintas para artesanato mais pastosas. Se você já tem algum aplicador, é só transferir do pote de tinta para ele. Tem as metálicas, as coloridas brilhantes. Só não pode ser aquelas líquidas. Aí não dá.Ó só... É meio trabalhoso colocar essa tintas no aplicador original de tinta relevo. Como pinto em seda, normalmente uso o aplicador de guta para esse fim, com biqueira metálica em 1mm.(artesã Lu da aprenda a fazer)
FALANDO EM BIQUEIRA METÁLICA...
Coisa mais fácil desse mundo é ter uma coleção de tudo quanto é tamanho de bico (3mm, 5mm, 8mm, 1mm, etc).Compra o aplicador de guta.Compra uma lapizeira daquelas bem safadas.Tira a biqueira da lapizeira.Corta um pedacinho da ponta plástica do aplicador de guta e cola a biqueira metálica com cola quente.Quer uma vedação perfeita?Tire a parte colante de um band-aid e enrole bem firme entre o fim da biqueira (a parte oposta à ponta) e a parte de plástico do aplicador. Fica 1000!!!Ah, o aplicador de tinta relevo dá para fazer isso, também. (artesã Lu da aprenda a fazer)
PRIMER: Nome dado a algum tipo de base que permite pintar por cima. Muito usado em peças metálicas.Ok, ok... não gaste seu dinheirinho comprando primer de marca de artesanato. Vá uma loja tipo C&C, que vende coisas para construção, e compre uma latinha de primer. Tem primer para tudo quanto é tipo de superfície.
Silvana Andrade diz:BEM EU FAÇO PRÓPRIO VOLUME CETIM AQUELE DA DAIARA COLOCO MASSA ACRÍLIA OU PVA, ESSAS PARA PAREDE MESMO, EM UM TUBINHO DE COLA E PRONTO É SÓ SAIR DAZENDO ARABESCOS Á VONTADE.TAMBÉM USO ESSA MASSA QD TRABALHO COM STENCIL, VC PODE COMPAR UMA LATA PEQUENA, É SÓ GUARDAR BEM TAMPADA, COSTUMO COLOCAR UM POUQUINHO DE COLA NA HORA DE USAR.OUTRA DICA É USAR VERNIZ MARÍTMO INCOLOR(COMPRA EM CASAS DE TINTAS) PARA DAR ACABAMENTO EM PEÇAS DE VIDRO , POIS ASSIM ELAS PODEM SEREM LAVADAS SEM PROBLEMAS, PODE SER USAO EM MADEIRA TAMBÉM.PARA O AQUAVIDRO DA DAIARA, É SÓ MISTURAR COLA BRANCA COM 2 PARTES DE ÁGUA.COLOCO COLA BRANCA PURA OU LEVEMENTE DILUÍDA COM ÁGUA(SÓ UMAS GOTAS) EM UM VIDRO DE ADOÇANTE PARA FAZER RELEVO TRANSPARENTE.
Eu faço o meu relevo transparente usando cola pura,faço o desenho no estêncil e depois vou acrescentando a cola,deixo secar bem,em um local sem muita ventilação e sem poeira,fica perfeito.E quando quero aumentar o volume da minha textura eu jogo cola em cima e deixo secar.
ALGA MARINHA EM PÓ: para marmorizar seda.Quem leu o tópico sobre marmorização, viu que o tal 'gel marmorizante' - que é vendido em pequenos potes por preços salgadinhos e que não dão para fazer muita coisa (tem comprar outro pote) - nada mais é do que alga marinha em pó.Pesquisando, descobri que pode ser comprada a quilo em lojas japonesas, tipo conveniência que vendem de tudo um pouco - e que na Liberdade, bairro de São Paulo pode ser achada facilmente.Essa alga SERVE PARA MARMORIZAR PAPEL E TECIDO.(outra da Lu)
CERA CRAQUELÊ:
É feita com 80% de parafina + 20% de estearina.Fica mais dura e o craquelado fica lindo!!Derrete a parafina e a estearina (uma espécie de parafina mais oleosa e molinha) - 8 medidas de parafina + 2 de esteariana, no recipiente apropriado.NUNCA COLOQUE DIRETAMENTE SOBRE O FOGO! A PARAFINA PEGA FOGO!! Ou em em banho-maria ou em panelas elétricas.Aplica uma camada generosa sobre todas a seda ou tecido na vertical, outra na horizontal. Se quizer, nas diagonais, também.Tira o tecido do bastidor. Só nesse movimento ela já craquela. Mas a gente pode direcionar o craquelado para onde quizer. Pode até aplicar somente em determinadas áreas (sobre uma flor, por exemplo)Prende no bastidor e aplica uma cor mais escura do que a mais escura que houver.FICA LINDO!!!
CERA PARA APLICAÇÃO COM TJANTING OU PINCELEssa tem que ser mais macia, pois desse modo tanto o tjanting -uma espécie de caneta com cabo de madeira e reservatório para cera derretida que sai por um bico que pode ter variadas espessuras - desliza mais suavemente e facilmente pela seda ou algodão.O mesmo com o pincel. A aplicação fica muuuito mais facilitada usando essa receita;70% de parafina30% de estearina ou 7 medidas de parafina + 3 de estearina.Tanto parafina quanto estearina podem ser compradas a quilo na Liberdade. A parafina, para poder ser medida (já que vem em bloco) pode ser ralada com o lado grosso do ralador de queijo. A estearina é em pó.Sai muuuito mais barato, tem maior durabilidade de uso do produto (potinhos ninguém merece, né?) e você pode fazer os dois tipos de cera (craquelê e para aplicação).(+uma da Lu).
Para fazer seu própio verniz geral é só pegar um vidro de cola de isopor e a mesma quantidade de alcool e misturar bem;fica a mesma coisa e com o mesmo brilho.Esta dica eu ja fiz e usei em meus trabalhos,e deu o mesmo efeito do verniz geral.
Betume Caseiro: Compre 250 gramas de betume em pedra, em loja de material de construção, depois, em casa, com um martelo, quebre em pedaços menores as pedras compradas e misture-as em 1 litro de aguarrás ou querosene. Deixe de molho por 7 dias, mexendo todos os dias. Pronto o betume está pronto.Quer que fique mais em conta? Quando passar por uma rua ou estrada que está sendo asfaltada, pede umas pedras do asfalto para levar para casa. Assim, você só vai gastar com a aguarrás ou querosene.
LIMPEZA DO CRAQUELE:SABE QUANDO A GENTE TERMINA O CARQUELÊ E FICA AQUELE SUJINHO DA TINTA QUE PASSAMOS PARA REALÇAR OS CRACOS?POIS É É SÓ PASSAR UM PANINHO COM CERA INCOLOR, EM PASTA, AQUELA COMUM DE CASA, E DEPOIS LIMPAR DANDO BRILHO, FICA PERFEITO.

TEXTURA ACRILICA:SABE AQUELA TEXTURA ACRÍLICA PARA FAZER RELEVO NAS PEÇAS,QUE VEM NUM POTINHO QUE ACABA RÁPIDO,ENTÃO UM AMIGO QUE TRABALHA EM LOJAS DE ARTESANATO ELE ME ENSINOU A PEGAR UM POUCO DE MASSA DE PAREDE E MISTURAR COM COLA BRANCA E ÁGUA,DEIXAR DESCANSAR 1 DIA E DEPOIS USAR A VONTADE.SAI BEM + BARATO
GOMA FLEX:È na verdade colacascorez rótulo azul pura,depois de seca fica transparente e fixa em qualquer material.
Pode parecer uma dica boba...porém machuquei muito a minha mão rsrsrs. sabe aquele vidro de tinta ou cola que vc pede pra todo mundo abrir e quando vc vai perto de alguém conhecido alguém corre de vc pra não abrir mais? rsrsr SEUS PROBLEMAS ACABARAM rsrsr é só esquentar a tampa um pouquinho com o secador e pronto.(dica da Cinara da Aprenda a Fazer)
CRAQUELÊ - DOIS COMPONENTES
Uma dica, sabe aquele kit craquetê com dois componentes? Que são vendidos em várias cores? Você pode fazer as cores adicionando ao verniz craquelador transparente a cor que desejar. Pode ser tinta PVA ou acrílica. Vá adicionando aos poucos até dar a tonalidade que desejar.Dica dada pela artesã Roseli Daniel - Programa Arte Brasil
Gel matizador
Para retardar a secagem das tintas ou fazer defeito degradê uso gel de cabelo incolor.Pode usar gente dah super certo.
Carimbos...Fazer o carimbo é muito simples...Transferi o desenho pro EVA, recortei com uma tesourinha de ponta (a de cortar unhas de bebê), ou com estilete, dpois colei em outro pedaço de EVA com cola de isopor, colei mais duas camadas de EVA pra poder segurar o carimbo, depois da cola seca (no outro dia) eu selei todo o carimbo com goma laca, deixei secar. Pra carimbar a pç eu passei tinta numa bandeija de isopor, molhei o carimbo e carimbei, repeti isso até preencher a area....(Dica dada pela artesã Ana Laura)
COMO FAZER GOMA LACA!
Antigamente, eu mesma fazia a minha goma laca. Hoje em dia passei a comprar vidrinho, já que não uso muito. Mas, a receita para se fazer goma laca tá aqui. É super fácil!Achei esse texto e aproveito para colocar junto para a gente aprender mais um pouco.A Goma Laca é uma substância orgânica derivada da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China.Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma: do egípcio Kummi, através do latim vulgar,Gumma : seiva translúcida e viscosa.Laca: do sânscrito Lakxa. Em árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação de lacre).A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( "cem mil" ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive, ( figueiras dos pagodes, figueiras da Índia: Antea frondosa).Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o " verniz de goma laca".Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira.Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e brilho.Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido.Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore.Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, goma laca indiana clarificada ou ainda transparente. A Goma Laca Indiana deve ser dissolvida em álcool absoluto (99%) em proporções variáveis dependendo da utilização.O uso da goma lacca é conhecido há pelo menos 2.500 anos.É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso..No artesanato utiliza-se a Goma Laca Indiana - chama-se Asa de Barata e pode ser comprada em casas que vendem materiais de construção..RECEITA:- 100g de Asa de Barata - é um torrão bastante duro e bastante difícil de quebrar.- 1/2 litro de álcool 99°..Demora um pouco para a Asa de Barata dissovel. Mas, uma vez dissolvida é uma goma laca para ninguém por defeito!!(Dica dada pela artesã Lu da Aprenda a Fazer)

FAZENDO CORES.Para fazermos as cores, é preciso saber que todas as cores podem ser feitas com as cores primárias que são o AMARELO, O MAGENTA E O CIAM . O MAGENTA É UM TIPO PINK QUASE FOSOFRESCENTE, O CIAM É O AZUL CÉU. Bom, vamos começar. Comprem um galão de tinta branca suvinil látex ( para pitar parede) Pode ser o branco neve o ou gelo. Distribua em potinhos menores deixando um espaço de mais ou menos 3 dedos par adicionar outras cores.. Separe um vidro do tamanho de maionese para deixar o branco q sempre precisamos mais. Ou compre um galão separado só para dividir com o beije ( que usamos muito). Compre vários tingidores. Amarelo tem uns dois tons. Compre pelo menos uns 6 vidrinhos, pois ele é usado para quase todas as cores. Compre o Azul marinho, pois não se encontra o ciam a menos q na loja de tinta eles dêem os restos dos que sobram nas latas de tingidores profissionais- Eles costumam me dar o q sobra do magenta. É ótimo. Compre vermelho uns 4 vidros, o verde, o preto e ocre.. acho q são as cores q encontramos de tingidores. As únicas cores q uso muito e compro já prontas são: Preto: latas de 1 litro, Marrom mais escuro ( café) porque faço várias tonalidades e o Branco. Dependendo se for fazer decapé eu compro um galão inteiro de beije ou creme ou pérola. Vale a pena comprar pronto.Coloco branco em vários potes. Ai,começamos a misturar. A mistura vai da sensibilidade de cada uma.. Eu chego a fazer umas 6 tonalidades de verde por ex e azul.. vamos às misturas :Verde + amarelo = azul, se vc coloca mais amarelo ficará azul turquesa, e mais verde ficará azul petróleo. Só ai já fizemos 3 cores. Pegamos o petróleo e pingamos umas gotinhas de preto e ele ficará mais escuro um pouco.
1
Branco ( sempre como base) + azul marinho + preto ( colocado aos poucos e mexendo sempre, chega a uma tonalidade de azul Jeans.O Branco + o azul coloca pouco e vai misturando que fica o azula céu ( azul calcinha) rs.. é o ciam . O branco com vermelho e amarelo fica laranja.. faça uma quantidade maior e vai dividindo porque a partir do laranja faremos muitas outras. Branco + vermelho + amarelo = laranjaEste laranja com + amarelo ficará um laranja cenoura.Esta cor de cenoura com um pouco de marrom, ficará cor de tijolo. Esta cor de tijolo com um pouco mais de amarelo ficará ocre.O ocre, com amarelo ficará um amarelo mais escuro. Para um tom a mais pingue marrom..O ocre com gotas de vermelho, ficará mais um tom diferente de tijolo.O marrom com branco não vai ficar um beije bonito.... coloque aos poucos o amarelo. Ficará um beije perfeito!O marrom sendo clareado só com o branco, ele ficará rosado porque tem vermelho no marrom.Branco + gotas de marrom + amarelo = beijeBranco + beije = pérolaPara se obter um marrom se vc não tiver já pronto, coloque o vermelho com o preto. Faz a base com o branco, coloque muito tingidor vermelho e vai colocando o preto.. ele vai ficar vinho. Já separa o vinho, e para chegar mais perto do marrom, vá pingando o amarelo.Tem-se uma boa quantidade e de vermelho pronto, e não se usa muito, coloque o branco e faça várias tonalidades de rosa..Marrom + pouco branco = chocolateMarrom + muito branco e amarelo = caramelo Marrom + branco meio a meio = café com leiteChocolate + branco = chocolate claroMagenta + branco = rosaBranco + vermelho = rosaRosa + amarelo (pouco) = salmonRosa + gotinhas de azul = lilásRosa + gotinhas de azul marinho mais forte e gotinhas de vermelho.. vai colocando que chega no roxo.Se ficar muito roxo, coloque o branco ele volta ao lilás.
2O verde. Faça com o branco e o tingidor um verde mais escuro.Separe um pouco, e pingue tingidor marrom que ele fica verde folha.Verde folha + gotinhas de preto = verde folha mais escuroVerde folha + amarelo = verde claro.Verde claro + branco + amarelo = verde limãoVerde claro mais azul ficará um verde piscina. (poucas gotas do azul) ou coloca o verde claro mais o azul claro.Este verde piscina mais branco ficará verde água.Azul escuro + verde escuro = petróleoPreto + branco = cinzaAtenção!! Misturar cores é uma terapia (uma arte) tão boa quanto fazer a decoupage. Tem q se tirar um tempo para isso. Ë como brincar com as cores. Separes várias colheres de plástico ou mesmo de metal só para esta finalidade. Ao colocar o tingidor vá mexendo A tinta demora a pegar a tonalidade. Para ficar homogênea tem q misturar bem. Todas as tonalidades podem ficar mais claras ou mais escuras com a ajuda do branco, no entanto, quase todas também precisam de gotas de amarelo neste clareamento para não perder a tonalidade.No caso do verde, sempre precisamos do ciam, ou seja, o azul claro para chegarmos a um tom mais claro. Nos tons de marrom, lilás, e rosa, o ideal é o Magenta, mas da para usar o pink no lugar.Se a tinta estiver grossa demais, pode adicionar uma mínima quantidade de água porque ele pega mau cheiro principalmente se guardar. Para guardar tampe bem os vidros

Douração com purpurinaAdorei as dicas e quero contribuir com uma:Para quem gosta de fazer detalhes dourados nas peças e usa goma laca misturada com purpurina, experimente, ao invés da goma laca, usar extrato de banana (verniz para purpurina). O dourado fica mais bonito e durável
ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM ESSAS DICAS QUE GRANDES ARTESÃS VEM NOS ENSINANDO.

20 comentários:

Olivia Mosqueira disse...

Você está demais! Bjsssssssssssss!!!

Cristina disse...

Adorei era tudo o que eu mais precisava !!!!!Obrigada !!!!Valeu pelas ótimas dicas !!!bjsssss

Jose Luciano de Oliveira Nunes disse...

Prezado amigo, não sou do ramo de artesanato, mas de protese dentária e talvez você possa me ajudar. Eu preciso fabricar laminas de cêrca de 5milimetros de parafina com alguma coisa que a torne como que maleavel, que eu possa entorta-la e ela se enrole e não quebre. já tenho tentado com vaselina pasta, breu,cera de abelha e não consigo.
Por favor me ajude. Meu email é: j_luciano2006@hotmail.com. Serei muito grato

Anônimo disse...

Acho que a genenosidade é a mais linda face do ser humano.
Obrigada por citar uma descoberta boba minha hehehe e por dividir esse conhecimento com todos.
Bjokas no coração

Cynara Casado Zumba

sandra facsilva disse...

amigas artesãs essas dicas valem ouro obrigada bjs.sandra

Helany disse...

Bárbara,
Adorei tudo o que vc ensino , só não entendi bem a tinta relevo vou ler de novo, eu fiz durante muito tempo artesanato mas precisei parar e esqueci muitas coisas até por causa da minha saúde e achar seu blog com certeza não foi em vão. Deus te dará muitas bençãos por você compartilhar seus ensinamentos.
Muito obrigada,Helany

jomaartes disse...

amei suas dicas voce é dez bjs.

joma disse...

amei suas dicas valeu muito bjs

joma disse...

amei suas dicas valeu bjs

Ingrid disse...

É isso ai........Valeu! Tb sempre busco substituir o que dá. A gente economiza e aprende. Obrigada pelas dicas.....

bjs
Ingrid (Artimel)

virginia disse...

minha querida suas dicas foram maravilhosas, pois ja que gastamos muito dinheiro com as marcas dos produtos, agora e mao na massa.............obrigada bjs

Vanda disse...

Nossa era tudo que eu precisava descobrir. Obrigado pelas dicas. bjs. Vanda

Célia disse...

Feliz é a criatura que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina).
Bjs de Niterói-RJ prá vc.
Célia Maria

Anônimo disse...

Parabéns, isso tudo é um show de informações, dicas preciosas para nós. Muito obrigada mesmo.
Deus te abençoe.

Gil

Gil Mart disse...

Parabéns, isso tudo é um show de informações, dicas preciosas para nós. Muito obrigada mesmo.
Deus te abençoe.

Gil

Adriana disse...

Parabéns por sua disposição em compartilhar seu conhecimento e sua experiência. Não sou artesã, estava apenas procurando dicas de como reformar meu guarda-roupa e você me esclareceu sobre várias coisas que eu li e não conhecia nada... Muito obrigada.

Turma do Mumi disse...

Adorei as dicas. Parabéns!
Danielle

Anônimo disse...

eu nem sei o que dizer...eu nao entrei aqui por acaso...foi Deus que me iluminou atraves dos conhecimentos que vc me deu...muito obrigada era tudo o que eu precisava ler

Priscilla Bastos disse...

e a GOMA FLEX, como fazer????

marcela disse...

olá minha querida adorei as dicas me tornei sua seguidora se quizer me faze uma visitinha será um enorme prazer e me deixaria muito feliz se tambem fosse minha seguidora bjos e tenha um otimo final de semana...
http://marcelaminhasartes.blogspot.com