quarta-feira, 29 de outubro de 2008


PASTA DE DOCUMENTOS
Fiz esta pasta de documentos com textura crocro e no meio usei o chulê amassadê;ficou linda esta peça e nas laterais texturizei ela toda;dei um banho de douração nela e envelheci.












LATA RECICLADA




Esta lata tava tão velhinha;minha mãe usava para guardar as torradas dela,pena que esqueci de fotograr ela antes,mas assim reformada ficou bem melhor.Agora vai dar gosto exibir uma lata desta na cozinha,fiz em verde porque a cozinha da mami é verde também como a minha,adoro esta cor.


Adoro reformar coisas;da o meu toque nas peças;vê um objeto que ia pro lixo voltar a renovar ambientes.


Nas minhas andanças pela net,conheci o blogger da TATA,ela é maravilhosa e suas artes são lindas e as dicas dela é tudo;ela descobriu uma tinta que substitui o primer,ai eu comprei uma latinha pra testar;nossa que maravilha de tinta;o nome é coral dulux da coral,é esmalte sintético.Para fazer esta lata eu usei ela,lavei bem a lata,passei vinagre nela toda,lixei e passei umas duas demãos desta tinta;deixei secar e passei mais duas demãos de tinta pva branca,fiz uns chuvisco em verde e colei a figura e fiz as letras com estêncil,para finalizar passei verniz maritímo que pode ser lavado sem problemas.







domingo, 26 de outubro de 2008

arte francesa

AFRICANA
Esta é a minha africana em arte francesa;uma arte tão linda que foi criado em sobreposição de imagens de papel,uma arte linda e pouco valorizada ainda.
Espero que gostem destes meus trabalhos em arte francesa,todos feito com muito amor e carinho e dedicação.
Eu amo esta arte,ela é demorada e exige uma atenção maior,qualquer erro põe a perder sua obra,mas o resultado final é lindo.
E para as pessoas que estão entrando para esta arte eu só posso dizer que vocês vão amar.

DICAS PARA UM BOM RESULTADO:Procure trabalhar no silêncio,isto facilita a concentração;tenha sempre a disposição tesoura de ponta fina (essas de manicure serve)boleadores pequeno,médio e grande,silicone tigre ou brascovic são os melhores;almofada de arte francesa(pode ser aquelas bandejas finas que tem no supermercado)fita banana dupla face,cotonete,pano limpo úmido,e.v.a e cola cascorez rótulo azul.
Para quem esta aprendendo por conta própia eu sugiro usar apenas 3 filetes de figuras,só para ir pegando a manha e na hora de bolear as figuras nunca use a força,mas sim a delicadeza,e procure sempre bolear as figuras com os boleadores certos,figuras grandes boleadores grandes e ai vai;é muito importante que se mantenha o trabalho limpo e lembre-se sempre de tirar os excessos de silicone;e no uso das bandejas lembre-se sempre de corta-las menores que as figuras,assim evita que elas apareção;e o silicone é posto em pingos(tipo gotas)nunca use-o demais.
Fazendo isso você obterá um lindo trabalho com perfeição.





BAILARINAS

Estas bailarinas fazem tanto sucesso que ja fiz uma variedades deles;e a pintura da moldura ta um arrazo,feito em pátina rustica.


TRIO DE JANTAR



Este jogo eu fiz para uma pessoa especial,grande incentivadora do meu trabalho;ela ama tudo que eu faço,acha tudo lindo,é o tipo de pessoa que se vc ta no chão,ela te leva ao céu;minha cunhadinha Adriana.Ela escolheu as figuras e o modelo de moldura e eu executei a obra;não tem uma pessoa que não deixa de admirar estes quadros em sua sala de jantar;a combinação dos tons do quadro com a dos móveis ficou perfeita.















QUADRO SANTA CEIA




Outro trabalho satisfatório;este quadro ta lindo,os detalhes para as figuras menores,nossa é o carro chefe dele.Feito em 5 filetes,deu muito trabalhos,porém feito com prazer.Sem falar que esta passagem da bíblia é um mandamento que hoje em dia nem todos segue né que é o de dividir,compartilhar...





















QUADRO CAFÉ DA MANHÃ



Eu particulamente sou suspeita em falar deste trabalho;pois é um dos meus favoritos.Mas ele é lindo e a foto não mostra muito o efeito dele.



































terça-feira, 21 de outubro de 2008





CAIXA EM PRATA BOLIVIANA ENVELHECIDA COM DOURAÇÃO.

Esta caixinha serve para guardar aqueles brincos pequeninos que ficam perdidos no meio dos grandes.Olha a peça ta linda pessoalmente.

BAÚ AFRICANO E BAÚ ALMOFADADO



BAÚ ALMOFADADO
Neste baú eu fiz a técnica almofada,usei guardanapo,cola,manta acrilica e uma fita de palha.
preparei a peça como de costume,peguei a manta acrilica e cortei na medida da peça com o formato de uma ombreira;colei com cola cascorez rótulo azul;depois peguei o guardanapo,tirei as duas películas que vem junto e usei a parte que vem o desenho e colei,para finalizar eu botei uma fita de palha em volta da peça,colada com cola também e envernizei tudo com verniz geral.na parte de baixo fiz um craquele preto.Pessoalmente a peça é linda.








































BAÚ AFRICANO

Para fazer este baú eu usei textura acrilica,papel de decupage com motivo que lembra a africa,estêncil em dois modelos diferentes,pátina ouro velho,betume e pingente.
Na tampa fiz uma decupage e em volta fiz uma textura e envelheci;peguei a tinta dimensional ouro e fui fazendo uns riscos em volta da decupage.Na parte de baixo eu fiz umas texturas com estêncil e passei pátina ouro velho só nas texturas,envelheci também.Para finalizar eu fiz este pingente para dar um toque na peça.
Espero que vocês gostem;porque eu particulamente amei fazer esta peça.



KIT DE QUARTO PERSONALIZADO









JOGO DE QUARTO PERSONALIZADO.
Hoje venho mostrar pra vocês o kit de quarto do Marcelo Victor.Ele é fanatico pelo homem aranha e as peças não podia ter outro tema né.
Abajur todo pintado a mão;com os nomes em biscuit.
quadro mural de fotos e o porta lápis.
Amei fazer estas peças,e o resutado ficou como eu esperava.beijos









sábado, 18 de outubro de 2008

TRUQUES DE ARTESANATOS

No artesanato encontramos uma variedades de produtos que nos permite fazer grandes artes;mas todo artesão tem um toque própio e esta preparado para o improviso,tipo na contrução de uma peça,tal material acaba e não da para terminar seu trabalho;ou tal material esta num preço elevado e você deixa de fazer certas técnicas porque não pode obter tal produto;é nesta hora que entra o improviso e substituições que fazem o mesmo efeito sem gastar muito.Claro que para fazer certas substituições você tem que testar primeiro e comprovar o resultado,ai sim se torna uma ótima alternativa.No mundo da arte quem não improvisa para mim,não é artesão;é nas substituições que se descobrem várias técnicas.Pensando assim hoje vou dividir com vocês todos os truques que aprendi e muitos outros que fiz por conta própia e que foram testados e comprovados.
Termolina leitosa vem num potinho de 100ml que custa um preço entre 3 a 4 reais.Mais você pode fazer a sua própia termolina e por várias vezes e economizar um dinheiro.Para fazer sua termolina é só pegar uma parte de cola comum com a mesma parte de água filtrada e misturar bem.Tem amigos que ja mistura junto o alcool e fica no mesmo efeito.
BASE PARA ARTESANATO.Nada mais é que tinta latex branca,você pode comprar em lojas de materiais de contruções da Suvinil fosca é a melhor,e rende bem mais que estes potinhos que encontramos em lojas de artesanatos.
COLA TECIDO é a mesma coisa de termolina,então não preciso falar mais nada.
GUTAS METÁLICASPara quem pinta em seda:Esquece esse negócio de guta metálica que custa uma nota!!Compra um vidrinho de tinta para tecido metalizada, perolizada, da Acrilex (a melhor!).Coloca só um pouquinho de água, chacoalha beeem o vidrinho e coloque no seu aplicador de guta!Taí sua 'guta metálica'! Detalhe, um potinho dessas tintas custa super barato e dá para encher váááárias vezes o aplicador de guta.Outro detalhe importante:Acabou de usar? Lava a biqueira em seguida! Se secar dentro da biqueira vai dar um trabaaaaalho...Para um limpeza rápida e completa: Sabe aqueles plastiquinhos de amarrar pacote de pão de forma e algumas outras coisas? Tira aquele araminho que tem dentro dele.Acabou de usar o aplicador de guta, tira a tampa com a biqueira e enche de água.Chacoalha e vai trocando a água até tirar bastante da guta.Pega esse araminho e enfia com cuidado por dentro para tirar o excesso da biqueira. Vai futucando - rsrsrsQuando ver que liberou, enche a tampa com biqueira com água, coloca nos lábios e sopra com força!Quando a água estiver saindo rapidamente, já está limpinho e desempedido.Isso sem contar que você pode comprar a 'guta metálica' em vááárias cores.(atestada pela artesã Lu da aprenda a fazer)
TINTA RELEVOOutra vez, de novo, novamente - rsrsrs...São as tintas para artesanato mais pastosas. Se você já tem algum aplicador, é só transferir do pote de tinta para ele. Tem as metálicas, as coloridas brilhantes. Só não pode ser aquelas líquidas. Aí não dá.Ó só... É meio trabalhoso colocar essa tintas no aplicador original de tinta relevo. Como pinto em seda, normalmente uso o aplicador de guta para esse fim, com biqueira metálica em 1mm.(artesã Lu da aprenda a fazer)
FALANDO EM BIQUEIRA METÁLICA...
Coisa mais fácil desse mundo é ter uma coleção de tudo quanto é tamanho de bico (3mm, 5mm, 8mm, 1mm, etc).Compra o aplicador de guta.Compra uma lapizeira daquelas bem safadas.Tira a biqueira da lapizeira.Corta um pedacinho da ponta plástica do aplicador de guta e cola a biqueira metálica com cola quente.Quer uma vedação perfeita?Tire a parte colante de um band-aid e enrole bem firme entre o fim da biqueira (a parte oposta à ponta) e a parte de plástico do aplicador. Fica 1000!!!Ah, o aplicador de tinta relevo dá para fazer isso, também. (artesã Lu da aprenda a fazer)
PRIMER: Nome dado a algum tipo de base que permite pintar por cima. Muito usado em peças metálicas.Ok, ok... não gaste seu dinheirinho comprando primer de marca de artesanato. Vá uma loja tipo C&C, que vende coisas para construção, e compre uma latinha de primer. Tem primer para tudo quanto é tipo de superfície.
Silvana Andrade diz:BEM EU FAÇO PRÓPRIO VOLUME CETIM AQUELE DA DAIARA COLOCO MASSA ACRÍLIA OU PVA, ESSAS PARA PAREDE MESMO, EM UM TUBINHO DE COLA E PRONTO É SÓ SAIR DAZENDO ARABESCOS Á VONTADE.TAMBÉM USO ESSA MASSA QD TRABALHO COM STENCIL, VC PODE COMPAR UMA LATA PEQUENA, É SÓ GUARDAR BEM TAMPADA, COSTUMO COLOCAR UM POUQUINHO DE COLA NA HORA DE USAR.OUTRA DICA É USAR VERNIZ MARÍTMO INCOLOR(COMPRA EM CASAS DE TINTAS) PARA DAR ACABAMENTO EM PEÇAS DE VIDRO , POIS ASSIM ELAS PODEM SEREM LAVADAS SEM PROBLEMAS, PODE SER USAO EM MADEIRA TAMBÉM.PARA O AQUAVIDRO DA DAIARA, É SÓ MISTURAR COLA BRANCA COM 2 PARTES DE ÁGUA.COLOCO COLA BRANCA PURA OU LEVEMENTE DILUÍDA COM ÁGUA(SÓ UMAS GOTAS) EM UM VIDRO DE ADOÇANTE PARA FAZER RELEVO TRANSPARENTE.
Eu faço o meu relevo transparente usando cola pura,faço o desenho no estêncil e depois vou acrescentando a cola,deixo secar bem,em um local sem muita ventilação e sem poeira,fica perfeito.E quando quero aumentar o volume da minha textura eu jogo cola em cima e deixo secar.
ALGA MARINHA EM PÓ: para marmorizar seda.Quem leu o tópico sobre marmorização, viu que o tal 'gel marmorizante' - que é vendido em pequenos potes por preços salgadinhos e que não dão para fazer muita coisa (tem comprar outro pote) - nada mais é do que alga marinha em pó.Pesquisando, descobri que pode ser comprada a quilo em lojas japonesas, tipo conveniência que vendem de tudo um pouco - e que na Liberdade, bairro de São Paulo pode ser achada facilmente.Essa alga SERVE PARA MARMORIZAR PAPEL E TECIDO.(outra da Lu)
CERA CRAQUELÊ:
É feita com 80% de parafina + 20% de estearina.Fica mais dura e o craquelado fica lindo!!Derrete a parafina e a estearina (uma espécie de parafina mais oleosa e molinha) - 8 medidas de parafina + 2 de esteariana, no recipiente apropriado.NUNCA COLOQUE DIRETAMENTE SOBRE O FOGO! A PARAFINA PEGA FOGO!! Ou em em banho-maria ou em panelas elétricas.Aplica uma camada generosa sobre todas a seda ou tecido na vertical, outra na horizontal. Se quizer, nas diagonais, também.Tira o tecido do bastidor. Só nesse movimento ela já craquela. Mas a gente pode direcionar o craquelado para onde quizer. Pode até aplicar somente em determinadas áreas (sobre uma flor, por exemplo)Prende no bastidor e aplica uma cor mais escura do que a mais escura que houver.FICA LINDO!!!
CERA PARA APLICAÇÃO COM TJANTING OU PINCELEssa tem que ser mais macia, pois desse modo tanto o tjanting -uma espécie de caneta com cabo de madeira e reservatório para cera derretida que sai por um bico que pode ter variadas espessuras - desliza mais suavemente e facilmente pela seda ou algodão.O mesmo com o pincel. A aplicação fica muuuito mais facilitada usando essa receita;70% de parafina30% de estearina ou 7 medidas de parafina + 3 de estearina.Tanto parafina quanto estearina podem ser compradas a quilo na Liberdade. A parafina, para poder ser medida (já que vem em bloco) pode ser ralada com o lado grosso do ralador de queijo. A estearina é em pó.Sai muuuito mais barato, tem maior durabilidade de uso do produto (potinhos ninguém merece, né?) e você pode fazer os dois tipos de cera (craquelê e para aplicação).(+uma da Lu).
Para fazer seu própio verniz geral é só pegar um vidro de cola de isopor e a mesma quantidade de alcool e misturar bem;fica a mesma coisa e com o mesmo brilho.Esta dica eu ja fiz e usei em meus trabalhos,e deu o mesmo efeito do verniz geral.
Betume Caseiro: Compre 250 gramas de betume em pedra, em loja de material de construção, depois, em casa, com um martelo, quebre em pedaços menores as pedras compradas e misture-as em 1 litro de aguarrás ou querosene. Deixe de molho por 7 dias, mexendo todos os dias. Pronto o betume está pronto.Quer que fique mais em conta? Quando passar por uma rua ou estrada que está sendo asfaltada, pede umas pedras do asfalto para levar para casa. Assim, você só vai gastar com a aguarrás ou querosene.
LIMPEZA DO CRAQUELE:SABE QUANDO A GENTE TERMINA O CARQUELÊ E FICA AQUELE SUJINHO DA TINTA QUE PASSAMOS PARA REALÇAR OS CRACOS?POIS É É SÓ PASSAR UM PANINHO COM CERA INCOLOR, EM PASTA, AQUELA COMUM DE CASA, E DEPOIS LIMPAR DANDO BRILHO, FICA PERFEITO.

TEXTURA ACRILICA:SABE AQUELA TEXTURA ACRÍLICA PARA FAZER RELEVO NAS PEÇAS,QUE VEM NUM POTINHO QUE ACABA RÁPIDO,ENTÃO UM AMIGO QUE TRABALHA EM LOJAS DE ARTESANATO ELE ME ENSINOU A PEGAR UM POUCO DE MASSA DE PAREDE E MISTURAR COM COLA BRANCA E ÁGUA,DEIXAR DESCANSAR 1 DIA E DEPOIS USAR A VONTADE.SAI BEM + BARATO
GOMA FLEX:È na verdade colacascorez rótulo azul pura,depois de seca fica transparente e fixa em qualquer material.
Pode parecer uma dica boba...porém machuquei muito a minha mão rsrsrs. sabe aquele vidro de tinta ou cola que vc pede pra todo mundo abrir e quando vc vai perto de alguém conhecido alguém corre de vc pra não abrir mais? rsrsr SEUS PROBLEMAS ACABARAM rsrsr é só esquentar a tampa um pouquinho com o secador e pronto.(dica da Cinara da Aprenda a Fazer)
CRAQUELÊ - DOIS COMPONENTES
Uma dica, sabe aquele kit craquetê com dois componentes? Que são vendidos em várias cores? Você pode fazer as cores adicionando ao verniz craquelador transparente a cor que desejar. Pode ser tinta PVA ou acrílica. Vá adicionando aos poucos até dar a tonalidade que desejar.Dica dada pela artesã Roseli Daniel - Programa Arte Brasil
Gel matizador
Para retardar a secagem das tintas ou fazer defeito degradê uso gel de cabelo incolor.Pode usar gente dah super certo.
Carimbos...Fazer o carimbo é muito simples...Transferi o desenho pro EVA, recortei com uma tesourinha de ponta (a de cortar unhas de bebê), ou com estilete, dpois colei em outro pedaço de EVA com cola de isopor, colei mais duas camadas de EVA pra poder segurar o carimbo, depois da cola seca (no outro dia) eu selei todo o carimbo com goma laca, deixei secar. Pra carimbar a pç eu passei tinta numa bandeija de isopor, molhei o carimbo e carimbei, repeti isso até preencher a area....(Dica dada pela artesã Ana Laura)
COMO FAZER GOMA LACA!
Antigamente, eu mesma fazia a minha goma laca. Hoje em dia passei a comprar vidrinho, já que não uso muito. Mas, a receita para se fazer goma laca tá aqui. É super fácil!Achei esse texto e aproveito para colocar junto para a gente aprender mais um pouco.A Goma Laca é uma substância orgânica derivada da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China.Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma: do egípcio Kummi, através do latim vulgar,Gumma : seiva translúcida e viscosa.Laca: do sânscrito Lakxa. Em árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação de lacre).A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( "cem mil" ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive, ( figueiras dos pagodes, figueiras da Índia: Antea frondosa).Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o " verniz de goma laca".Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira.Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e brilho.Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido.Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore.Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, goma laca indiana clarificada ou ainda transparente. A Goma Laca Indiana deve ser dissolvida em álcool absoluto (99%) em proporções variáveis dependendo da utilização.O uso da goma lacca é conhecido há pelo menos 2.500 anos.É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso..No artesanato utiliza-se a Goma Laca Indiana - chama-se Asa de Barata e pode ser comprada em casas que vendem materiais de construção..RECEITA:- 100g de Asa de Barata - é um torrão bastante duro e bastante difícil de quebrar.- 1/2 litro de álcool 99°..Demora um pouco para a Asa de Barata dissovel. Mas, uma vez dissolvida é uma goma laca para ninguém por defeito!!(Dica dada pela artesã Lu da Aprenda a Fazer)

FAZENDO CORES.Para fazermos as cores, é preciso saber que todas as cores podem ser feitas com as cores primárias que são o AMARELO, O MAGENTA E O CIAM . O MAGENTA É UM TIPO PINK QUASE FOSOFRESCENTE, O CIAM É O AZUL CÉU. Bom, vamos começar. Comprem um galão de tinta branca suvinil látex ( para pitar parede) Pode ser o branco neve o ou gelo. Distribua em potinhos menores deixando um espaço de mais ou menos 3 dedos par adicionar outras cores.. Separe um vidro do tamanho de maionese para deixar o branco q sempre precisamos mais. Ou compre um galão separado só para dividir com o beije ( que usamos muito). Compre vários tingidores. Amarelo tem uns dois tons. Compre pelo menos uns 6 vidrinhos, pois ele é usado para quase todas as cores. Compre o Azul marinho, pois não se encontra o ciam a menos q na loja de tinta eles dêem os restos dos que sobram nas latas de tingidores profissionais- Eles costumam me dar o q sobra do magenta. É ótimo. Compre vermelho uns 4 vidros, o verde, o preto e ocre.. acho q são as cores q encontramos de tingidores. As únicas cores q uso muito e compro já prontas são: Preto: latas de 1 litro, Marrom mais escuro ( café) porque faço várias tonalidades e o Branco. Dependendo se for fazer decapé eu compro um galão inteiro de beije ou creme ou pérola. Vale a pena comprar pronto.Coloco branco em vários potes. Ai,começamos a misturar. A mistura vai da sensibilidade de cada uma.. Eu chego a fazer umas 6 tonalidades de verde por ex e azul.. vamos às misturas :Verde + amarelo = azul, se vc coloca mais amarelo ficará azul turquesa, e mais verde ficará azul petróleo. Só ai já fizemos 3 cores. Pegamos o petróleo e pingamos umas gotinhas de preto e ele ficará mais escuro um pouco.
1
Branco ( sempre como base) + azul marinho + preto ( colocado aos poucos e mexendo sempre, chega a uma tonalidade de azul Jeans.O Branco + o azul coloca pouco e vai misturando que fica o azula céu ( azul calcinha) rs.. é o ciam . O branco com vermelho e amarelo fica laranja.. faça uma quantidade maior e vai dividindo porque a partir do laranja faremos muitas outras. Branco + vermelho + amarelo = laranjaEste laranja com + amarelo ficará um laranja cenoura.Esta cor de cenoura com um pouco de marrom, ficará cor de tijolo. Esta cor de tijolo com um pouco mais de amarelo ficará ocre.O ocre, com amarelo ficará um amarelo mais escuro. Para um tom a mais pingue marrom..O ocre com gotas de vermelho, ficará mais um tom diferente de tijolo.O marrom com branco não vai ficar um beije bonito.... coloque aos poucos o amarelo. Ficará um beije perfeito!O marrom sendo clareado só com o branco, ele ficará rosado porque tem vermelho no marrom.Branco + gotas de marrom + amarelo = beijeBranco + beije = pérolaPara se obter um marrom se vc não tiver já pronto, coloque o vermelho com o preto. Faz a base com o branco, coloque muito tingidor vermelho e vai colocando o preto.. ele vai ficar vinho. Já separa o vinho, e para chegar mais perto do marrom, vá pingando o amarelo.Tem-se uma boa quantidade e de vermelho pronto, e não se usa muito, coloque o branco e faça várias tonalidades de rosa..Marrom + pouco branco = chocolateMarrom + muito branco e amarelo = caramelo Marrom + branco meio a meio = café com leiteChocolate + branco = chocolate claroMagenta + branco = rosaBranco + vermelho = rosaRosa + amarelo (pouco) = salmonRosa + gotinhas de azul = lilásRosa + gotinhas de azul marinho mais forte e gotinhas de vermelho.. vai colocando que chega no roxo.Se ficar muito roxo, coloque o branco ele volta ao lilás.
2O verde. Faça com o branco e o tingidor um verde mais escuro.Separe um pouco, e pingue tingidor marrom que ele fica verde folha.Verde folha + gotinhas de preto = verde folha mais escuroVerde folha + amarelo = verde claro.Verde claro + branco + amarelo = verde limãoVerde claro mais azul ficará um verde piscina. (poucas gotas do azul) ou coloca o verde claro mais o azul claro.Este verde piscina mais branco ficará verde água.Azul escuro + verde escuro = petróleoPreto + branco = cinzaAtenção!! Misturar cores é uma terapia (uma arte) tão boa quanto fazer a decoupage. Tem q se tirar um tempo para isso. Ë como brincar com as cores. Separes várias colheres de plástico ou mesmo de metal só para esta finalidade. Ao colocar o tingidor vá mexendo A tinta demora a pegar a tonalidade. Para ficar homogênea tem q misturar bem. Todas as tonalidades podem ficar mais claras ou mais escuras com a ajuda do branco, no entanto, quase todas também precisam de gotas de amarelo neste clareamento para não perder a tonalidade.No caso do verde, sempre precisamos do ciam, ou seja, o azul claro para chegarmos a um tom mais claro. Nos tons de marrom, lilás, e rosa, o ideal é o Magenta, mas da para usar o pink no lugar.Se a tinta estiver grossa demais, pode adicionar uma mínima quantidade de água porque ele pega mau cheiro principalmente se guardar. Para guardar tampe bem os vidros

Douração com purpurinaAdorei as dicas e quero contribuir com uma:Para quem gosta de fazer detalhes dourados nas peças e usa goma laca misturada com purpurina, experimente, ao invés da goma laca, usar extrato de banana (verniz para purpurina). O dourado fica mais bonito e durável
ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM ESSAS DICAS QUE GRANDES ARTESÃS VEM NOS ENSINANDO.

DICAS DE ARTESANATOS

TODAS AS DICAS ABAIXO FORAM DADAS POR ARTESÃS QUE FAZEM PARTE DA COMUNIDADE APRENDA A FAZER.
E APROVEITANDO,QUERO FALAR UM POUCO COM VOCÊS A RESPEITO DESTA COMUNIDADE,ONDE SUA DONA LU E MODERADORAS SANDRA E SUELI,ELAS FAZEM UM LINDO TRABALHO DE UNIÃO,ENSINAMENTOS E BUSCAM SEMPRE O MELHOR PARA OS ARTESÃOS E PARA AQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO INICIANDO NAS ARTES.EU SEI QUE SOU SUSPEITA EM FALAR,POIS SOU FÃ;MAS TENHO CERTEZA QUE UMA VEZ QUE ENTRAR,NUNCA MAIS VAI SAIR.ENTÃO EU AS CONVIDO A DAR UMA PASSADA LA E FAZER PARTE DESTA GRANDE FAMILIA.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=46753361


AGORA VAMOS AS DICAS:Para fazer aqueles adornos e linhas finas que usamos na técnica da indiana usamos as dimensionais ouro,prata,vermelha e verde,basta colocar na ponta dos frascos o bico de uma lapiseira de 0,7mm;a boa é a da mércur,ela é amarela e você encontra ela em papelarias.Em uso manter ela dentro de um vidrinho para não intupir;se caso entupir é só limpar com um alfinete.Aplicar ela com a ponta deitada,como se estivesse escrevendo.Fica um trabalho perfeito.

A amiga Sandra artesã encontrou na internete essa dicas e eu vou dividir com vocês,é sobre alguns produtos muito usados em várias técnicas e objetos tipo mdf,gesso,etc...

TEXTURA CRIATIVA - REF.: Acrilex. Somente ela tem com esse nomePara obter relevo, textura ou acabamentos especiais (efeito decorativo). Pode ser aplicada com espátula sobre: madeira, gesso, cerâmica, mdf, papel, tela, vidro, cortiça e isopor.

GESSO ACRÍLICOIndicado para preparar tecidos e outras superfícies para pintura com tintas a óleo ou acrílicas. Bastante flexível, pode também ser utilizado para corrigir imperfeições e para criar efeitos de relevo em peças de madeira, gesso, cerâmica, etc. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem rápida

PASTA PARA MODELAGEM :Ideal para criar relevos, texturas e fazer aplicações de objetos e materiais diversos em telas e peças de artesanato, como madeira, cerâmica, gesso e papelão. Após secagem, apresenta excelente durabilidade e flexibilidade. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem completa em 72 horas. Não aplique camadas muito espessas de uma só vez nem acelere a secagem da pasta, já que tais procedimentos podem causar a formação de rachaduras e craquelamento do produto.

MASSA CORRIDA: Vendida somente em casa de materiais de construção, solúvel em água, apresentação lata de 900 ml, utilizada para corrigir imperfeições em paredes, para criar texturas em paredes. Pode ser utilizada em móveis de madeira, desde que acrescentando-se uma parte de cola branca cascorex extra, para evitar rachaduras
SEGUE ABAIXO A DICA DA SANDRA,DITA POR ELA

MINHA EXPERIÊNCIA DIZ QUE PARA UMA COBERTURA DIFERENCIADA, SEM GRAVURAS OU DESENHOS UTILIZE A TEXTURA CRIATIVA EM CORES, COMO SE FOSSE PASTA DE MODELAGEM, SEM NO ENTANTO NECESSITAR COBRIR COM TINTA. USE COM ESPÁTULA, PENTE OU MOLDE VASADO.SOBRE GUARDANAPO OU GRAVURA, UTILIZE A TEXTURA CRIATIVA INCOLOR, E O TRABALHO FICARÁ COM A APARÊNCIA DE VIDRO GRANULADO, AQUELES VIDROS QUE VOCE USA EM JANELAS DE BANHEIRO, QUEBRADINHOS, ONDE VC VÊ A GRAVURA, MAS COMO SE ESTIVESSE COBERTA POR UMA PELÍCULA.PARA RELEVOS, USE PASTA DE MODELAGEM, QUE É VENDIDA EM PEQUENAS QUANTIDADES. A LATA DE MASSA CORRIDA LHE DARÁ O MESMO RESULTADO, MAS (tudo tem um mas) SECA COM MAIS RAPIDEZ DENTRO DA EMBALAGEM, E VC, USANDO APENAS ESPORÁDICAMENTE CORRE O RISCO DE UMA PERDA MAIOR EM PRODUTO E EM R$.GESSO ACRÍLICO TEM POUQUÍSSIMA RESISTÊNCIA, POR ISSO DESACONSELHO SEU USO EM ARTESANATO.

MAIS DICAS VARIADAS

QUER RECORTAR MELHOR O TECIDO PARA DECOUPAR??Sabe as decoupagens com tecido em MDF? Então... é um saco pra recortar o tecido. Mas se vc passar termolina nele, aguardar secar, ele fica fácil para recortar e não desfia.Tente e veja.

TEXTURA CRESPA
Para usar em telas ou cx de MDFUma parte de cola brancauma parte de tinta PVA brancaum pouco de serragem (o quanto vc quer quer fique crespo)Misture tudo e passe em locais que quer ddar o efeito. Depois de seco vc pinta normalmente. Vc pode pintar tanto com tinta PVA como com tinta a óleo.Se sobrar pode congelar que vc não perde o preparo. Depois é só descongelar e usar
SOBROU TINTA A ÓLEO???
é só colocar no congelador que vc não perde a tinta que ficou na palheta. Depois é só retirar umas horas antes de usar. Se sobrar novamente pode voltar ao congelador
Verniz Vitral -
Mel - Quer simular o mel escorrido? Utilize o verniz vitral amarelo ouro depois da peça totalmente pronta, inclusive envernizada, se for o caso.Se quiser mais textura para o mel, coloque um pouco de cola quente no formato do mel escorrendo e pinte com o mesmo verniz vitral! Água - Motivos com água escorrendo, respingos ou gotas, utilize o azul turquesa.Além da transparência o verniz vitral possui brilho e relevo, o efeito é perfeito. Outras idéias podem surgir tipo: caldas em sorvetes, café derramado...

Lí em algum lugar que quando passar só goma laca indiana por dentro da peça, misturar em um copinho com um pouquinho de essência e aplicar na cx...fica uma delicia! Pode também colocar essência na cera quando for fazer pátina...por exemplo de chocolates, de maracujá...depende da cx ...É gostoso abrir e sentir aquele cheirinho...

Transformar qualquer imagem em risco existe um programawww.dumpr.netvocê seleciona a imagem,faz up load dela e o programa transforma em desenho ,ai vc salva e usa um programa de imagem tipo corell,ou mesmo o poaint e deixa a imagem maior e mais escura, aí acaba o desespero de não conseguir o risco. no meu album tem riscos e imagens feitos assim .dá uma olhada

Estêncil!Passe cola permanente no verso do seu estêncil e aguarde a secagem de acordo com o rótulo.Isso facilita, e muuito!, na hora de 'prender' o estêncil na peça. Ele fica firme, sem sair do lugar.Guarde-os separados em sacos plásticos. A cola permanente dura um bom tempo sem perder o 'grude' - hehe!

Falhas no MDF e Marcas de Pincel
'Por que ficam falhas na pintura das caixas de MDF, onde a tinta não penetra e por que a pintura não fica lisinha? Fica toda marcada com o pincel...'As falhas que ficam na pintura das caixas de mdf, são em função do excesso de cola para juntar as partes. Por isso, é legal sempre antes de pintar, dar uma passada de água com pincel (úmido não encharcado). Onde você ver que a água não penetrou é por que tem excesso de cola.Pega uma lixa fininha, e lixa, lixa, com suavidade e tenta tirar o máximo que puder. Um pouquinho de Thinner num paninho velho também ajuda a desfazer os excessos de cola muito acentuados.Depois passa água novamente até não ver mais manchas. Daí a tinta vai penetrar numa boa!!Quanto às marcas de pincel, o melhor mesmo é usar rolinho de espuma não muito encharcado. Se quiser o usar o pincel, também não encharca de tinta. São finas camadas, que devem ser lixadas entre secagens. Umas duas ou três demão, usando pincel macio, (com lixamento suave entre secagens) deixa a pintura perfeita, sem marcas de pincel.
DICAS DA ARTESÃ DORA GUILHON
..Verniz diluído não deixa a peça pegajosa. Dilua o verniz em seu solvente próprio e nunca, NUNCA MESMO retorne o que sobrar para a embalagem de origem. Guarde separado, pois quando vc coloca o que sobra de tinta diluída ou de verniz, na embalagem original, após algum tempo o produto ficará com um cheiro horrível. Repare que a tinta que vc compra vem espessa e é vc que`não raro precisa diluí-la um pouco.DICAS DE VERNIZTenho visto em muitas comunidades o pessoal reclamando de verniz, que qdo usa o verniz deixa a peça pegajosa aí elas têm que passar cêra. Cêra sobre verniz é loucura. Daí resolvi passar minha experiência de pelo menos15 anos trabalhando com pátina e decapê em móveis. Se vc achar pertinente passe adiante. Só gostaria de ter um retorno das pessoas que experimentarem. Eu SÓ TRABALHO ASSIM e nunca tiva problemas.A muitos anos eu aprendi que o melhor tipo de verniz é aquele com que vc melhor se identifica para fazer um trabalho correto, com exceção de peças que vão molhar ou pegar umidade, e neste caso vc deve usar SEMPRE verniz marítimo. Mas, seja qual for o verniz, ele SEMPRE deverá ser diluído, e passadas várias demãos. O verniz em seu estado natural, sem diluição, deixa as marcas do pincel ou do rolinho, logo, DILUA em até 40% e dê de 4 a 5 demãos. ISSO ME FOI ENSINADO POR UM FABRICANTE DE VERNIZ, CUJOS PRODUTOS EU USAVA PARA TRABALHAR MÓVEIS EM PÁTINA E DECAPÊ. Verniz devidamente diluido não deixa a peça pegajosa NUNCA!!

MAIS DICAS DA ARTESÃ DORA GUILHON:Para pintar as caixas eu SÓ USO SUVINIL PORQUE RENDE MAIS. A CÊRA (poliflor incolor, não pode ser líquida) É UMA LATA RELATIVAMENTE GRANDE, MAS DURA MUITO. vOCE PODE MISTURAR BETUME E FAZER SUA PRÓPRIA CERA COM BETUME, PODE MISTURAR ANILINA EM PÓ DOURADA DE BOA QUALIDADE E A CERA FICA COM UM LEVE BRILHO, E PODE MISTURAR ALVAIADE (VENDE EM LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO).ALVAIADE E CERA, QUANDO APLICADOS SOBRE MADEIRAS, FAZ COM QUE OS VEIOS FIQUEM RESSALTADOS.VOCE FAZ A VERDADEIRA PÁTINA SATINÊ, QUE É TÃO SOMENTE RESSALTAR OS VEIOS DA MADEIRA ENCERANDO.
QUAL SOLVENTE USAR?
.Embora os produtos devessem ter escritos em seus rótulos qual o solvente a ser usado isso nem sempre acontece aqui no Brasil.Deixo aqui uma tabela que lista o produto e seu respectivo solvente ou diluente:.Anilinas >>> Álcool 96ºBetume >>> Água raz ou QueroseneCola de contato (sapateiro) >>> GasolinaCola permanente/verniz mordente >>> ÁguaGoma laca indiana/incolor/purificada >>> ÁlcoolGuache >>> ÁguaLaca nitrocelulose (duco) >>> ThinnerPasta relevo vitral >>> Água razPó xadrez >>> ÁguaResina poliéster ou epóxi >>> solvente a base de acetona (solvensiq 5000)Tinta à óleo >>> Água raz ou TerebentinaTinta acrílica >>> ÁguaTinta Camurcil >>> ÁguaTinta PVA látex >>> ÁguaTinta craquelê >>> ÁguaVerniz acrílico/liquibrilho/selador plástico >>> ÁguaVerniz geral/cristal legítimo Água razVerniz Murano >>> ÁlcoolVerniz vitral e madrepérola >>> Álcool ou Thinner
Quero agradecer as artesãs por estas dicas preciosas,Sueli,Sandra,Lu e Dora Guilhão.

Moldar vinil
Depois de muito queimar as pontas dos dedos no fogão para deixar a borda do vinil ondulada, "descobri" que usando uma forma de pizza grande e agua quente dá pra moldar,corrigir dobras etc... bem mais fácil que na chama do fogão Dica dada pela artesã M@ry Marcondes

Para que serve...?
Cera-micro — é o elemento nobre da mistura que faz a vela. Ela dá à vela coloração leitosa, e torna a queima mais lenta. Estearina — é um componente da mistura que se usa para dar flexibilidade à vela, age como desmoldante (ajuda a soltar o molde). Tem a mesma função da cera-micro. No caso de velas coloridas, ela facilita a diluição do corante. Pode ser substituída pela cera-micro. Dextrina — para fazer craquelêBórax — ingrediente da massa de biscuitAlvaiade — usado no envelhecimento de peçasGoma (Resina) de d’amar — é usada na técnica da encáusticaGoma arábica — serve para colar envelopes e, é usada na técnica do craqueladoBenzoato de sódio — ingrediente da massa de biscuitCimento brancoà — é usada na técnica de mosaico e envelhecimentoGesso rápido — é usado para fabricar peças artesanais e, na restauraçãoGesso crè — é usada em algumas técnicas de pinturas de telasGel espessante — serve para engrossar a tinta de sêdaLauril — é usado para fazer espumas em sabonetesFormol — é usado para conservar a massa de biscuitGel para marmorização — é usado em pinturas de sêdaGlicerina — é usada para untar formasSílica gel — é usada para desidratar folhas secasSulfato de magnésio (Sais de banho) — é utilizado para tirar a umidade do sal de cozinha nos sais de banho Areia cristal — é usada para decorar telas e peçasBrocal — é um "brilho" mais grosso que o glitter. Serve para trabalhos escolares, enfeites para festas, papéis, fantasias etc. Glitter — é um "brilho" mais fino que o brocal. Serve para trabalhos escolares, enfeites para festas, papéis, fantasias etc. Argila — é usada para fazer maquetes e arranjosBenzina — é usada como solvente de limpezaTerebentina (Essência de...) — é usada para diluir as tintas a óleo para telaBetume — é um verniz escuro a base de água raz usado para envelhecer
Neutrol — é um verniz escuro a base de água raz usado para envelhecerParafina gel — serve para confeccionar velas de gel. Base para artesanato — é um produto que dá base antes de pinturas de peças artesanais ou telas. É solúvel em água. Tem secagem rápida. Pode ser colorida com tintas solúveis em água. Bórax (Borato de sódio) — Breu — Carbono para tecido — Carvão fusain — serve para fazer esboços e riscar desenhos em telas. Para sua fixação, melhor usar o verniz acrílico em spray (Artfix, Acrilfix).Caulim — Cêra de abelha — Cêra de carnaúba — Cêra ingleza/Cêra poliflor — é usada para lustrar móveisCola CMC — serve para colar papel, papelão, papel de paredeCola permanente — serve para fixar o tecido sobre o suporte ou gabarito antes da pinturaCola coqueiro (moída) — Cola quente (em bastão) — é usada para colar arranjos, imãs de geladeiras...Cola pano — serve para colar tecido sobre tecido, e fixar purpurina, glitter e brocal sobre tecidos naturaisCola para isopor — é uma cola transparente indicada para colar isopor, gesso, papéis, plásticos, louças etc. É solúvel em álcool. Seca em 2 minutos. Cola cascorez (rótulo azul) — serve para colar papel, madeira, gesso...Compasso tira-linha — Diluente eco/Ecosolv — é solvente de tinta a óleo para tela, substitui a água raz e a terebentinaDióxido de titâneo — é usado para envelhecer peçasDurepóxi — é uma massa a base de resina epóxi, que solda a frio, molda peças artísticas, fixa peças e objetos, veda canos de ferro, caixa d'agua, calhas etc. Seca normalmente em 2 horas. Esponja marinha — é usada na técnica do esponjado, em pinturas especiais, para decoração, limpeza e uso em geral.Essência para velas — perfuma a parafina, dando cheiro agradável às velasCorante para velas — dar cor à parafinaEstôpa de algodão — é usada para enchimento e na limpezaExtrato de banana — dilui e fixa a purpurinaFita-crepe — protege as áreas que não se deseja pintar
Gesso acrílico — dá textura, faz relevos em telas, madeira, cerâmica, papelão... É ideal para preparação de telas. Gel médium acrílico — retarda a secagem da tinta acrílicaGel médium a óleo — retarda a secagem da tinta a óleo Glaze tinta — tinta "aguada", bem diluída Glaze verniz — verniz "aguado", bem diluído Godê — Para preparar tintas para usar, e conservar as tintas em uso. Palêta — Para se colocar um pouco de tinta (principalmente as tintas a óleo e acrílica em bisnaga) sobre ela e, para se fazer misturas durante a pintura. Goma laca incolor — dilui a purpurina, enverniza e, impermeabiliza as peças porosas. Não tem cor. Goma laca indiana — dilui a purpurina, enverniza e, impermeabiliza as peças porosas. Tem um tom castanho-amarelado. Grafite em pó — desingripante, e serve para pinturaGraxa — engraxa, e serve para pinturaGuta — serve como isolante nos contornos das pinturas em sêdaIgol — é um impermeabilizanteLiquibrilho — é um verniz a base d´aguaMassa acrílica — dá textura, faz relevos em telas, paredes... Nivela e corrige paredes internas e externas. Secagem final em 4 horas. É solúvel em água. Não precisa ser diluída. Massa a óleo — serve p/ corrigir imperfeições em madeiras internas e externas. Secagem total em 6hs. Na limpeza use água e sabão. Não precisa ser diluída. Massa corrida — serve para corrigir imperfeições em paredes, e madeiras internas. Secagem total em 4 horas. Na limpeza use água e sabão. Não precisa ser diluída. Massa rápida — serve para a técnica do "florentino" em madeiras. Corrige pequenos defeitos em pinturas de aço e ferro. Seca em 2 horas. É solúvel em thinner. Neutrol — é usado para envelhecimentoÓleo de linhaça — é usado para retardar a secagem de tinta a óleoPasta cristal para relevo — é usada para fazer texturasPasta de modelagem — usada p/ texturas em telas, cerâmica, madeira e papelão. Pasta relevo — é usada para fazer relevo e contornos em vidros, acetato, porcelana, madeira, cerâmica, metal e gesso. Para diluição e limpeza use o solvente da Acrilex. Pasta metálica — serve para dar acabamento metálico em molduras, móveis, trabalhos de restauração, maquetes, e decorações em peças de gesso, cerâmica e madeira, ou esculturas de madeira. Pode ser aplicado também em papelão, argila, gesso, couro e outros. Para diluição e limpeza use água raz, diluente eco, ou terebentina. Pedrinhas de quartzo — são usadas para decorar arranjos e velasPó de mármore — é usado em texturizações em telasPó de camurça — é usado para forrar caixinhas, imitando o papel-camurçaPrimer sintético — é um fundo para dar base em metaisPrimer universal — é um fundo para dar base em metaisPrimer rápido — é um fundo para dar base em metaisWash-primer — é um fundo fosfatizante para metal cromadoZarcão — é um fundo anticorrosivo (anti-ferrugem) para metalPurpurina — é usada para decorar peças de gesso, cerâmica e madeira, além de ser usado em metaisQuerosene — é usado para limpar pincéis, diluir betume...Reducola — é um removedor/solvente de cola de contato (cascola, brascoplast)Removedor pastoso — é um removedor de tintas velhas e automotivasRemovedor pintoff — é um removedor de tintas velhas e vernizesSecante de cobalto — acelera a secagem de tinta a óleo para telaSelador plástico — é um verniz de acabamento e um impermeabilizanteSeladora para madeira — é um verniz indicado para madeiras decorativas, móveis de madeira... É solúvel em thinner. Possui acabamento acetinado. Borracha de silicone — faz formas de peças de gessoSilicone líquido — lustra painel de carroSisal — decora velas e arranjosStêncil — serve como molde vazado para pintura em tecido e em parede (pintura decorativa)Gravura — serve para a técnica da "decoupage"Decalque — decora caixas, sabonetes, espelhos, cadernos...

Corante pva xadrez/suvinil — são pigmentos para tintas a base d´agua (tinta PVA, tinta acrílica)Talco industrial — serve para envelhecer peçasTermolina leitosa — é um verniz impermeabilizante para papel e tecidoThinner — é um solvente indicado para a tinta laca (duco) e, o verniz vitralÁgua Raz — é um solvente indicado para a tinta esmalte sintéticoTransfer — é usado para decorar as peças, substitui a folha de ouroVarsol — é um diluente, solvente para cerasVerniz acrílico para pátina — é um verniz a base d´agua para envernizar peçasVerniz murano — é um verniz de tom castanho escuro (avermelhado). É aplicável em madeira, gesso, cerâmica e vimes. Tem alto brilho. É solúvel em álcool ou thinner. Xadrez em pó — é um pigmento usado para colorir cimento, pisos, chapiscos, argamassa, rejuntamentos, cal e tintas. Vem em 6 cores (vermelho, azul, verde, amarelo, marrom e preto) miscíveis entre si.Cores :Cores primárias: vermelho amarelo e azul.Cores secundárias: verde, roxo e laranja.Cores terciárias São as que se formam da mistura de duas cores secundárias, ou de uma cor secundária e uma primária: VIOLETA + LARANJA = MARROM, ou VERMELHO + VERDE = MARROM, ou VIOLETA + VERDE = OLIVA, ou VERDE + LARANJA = OCRE etc. Detalhe: Cores 'primárias' >> Magenta, Cyan e Amarelo.
QUERO AGRADECER AS DICAS DAS AMIGAS ARTESÃS MONICA,LU E M@RY QUE SÃO FERAS NAS ARTES.

Bom amigos,como ja havia dito, na vida ninguém nasce sabendo e em máteria de arte,a todo momento aprendemos mais coisas diferentes e dicas são fundamentais nesta área;ainda mais se são dadas por grandes artesãos que fazem sucessos neste ramo.Então,aproveitem e renove seu jeito de fazer arte.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DICAS DE ARTESANATOS


Hoje venho dividir com vocês todas as dicas e truques que a gente aprende nas andanças pela net e também pela experiência que adquirimos ao passar do tempo.Espero que seje útil pra vocês,como é pra mim;pois sabemos que no mundo das artes,tudo se renova,a cada dia aprendemos uma forma diferente.


DICAS PRIMÁRIAS:O que são dicas primárias?dicas primárias são as escolhas certas de materiais;prefira usar só produtos que tenha certeza que são bons,que você conheça trabalhos feito com eles.Verifique sempre as validades,isso é fundamental para um bom trabalho.


No mundo do artesanato encontramos uma variedade enorme de produtos;pincéis;vernizes;tintas,enfim...uma infinidade de produtos que a todo momento estão sendo lançados no mercado.Muitos destes produtos que usamos e nem sabemos direito sua finalidade.Hoje vou falar um pouco sobre alguns materiais que vem facilitando e muito a vida de muitos artesãos.

PINCÉIS MODELOS E SUAS FINALIDADES:

PINCEL CHANFRADO:O tamanho varia de acordo com o objetivo;serve para fazer sombreados e pintar cantos dificeis de caixas muitos pequenas.


PINCEL FILETE:É um pincel longo de pelos fino;é muito utilizado para fazer traços finos,linhas retas,presponto comprido,braços e pernas da bonecas magricelas e contornos de desenhos.


PINCEL REDONDO:Com tamanhos variados, tem a finalidade de fazer com que uma curva saia mais perfeita que com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos e cabelos encaracolados.


PINCEL PATA DE VACA:É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). É o mais indicado para fazer o efeito dos pêlos dos animais (principalmente nos ursinhos) e iluminar as bochechas. Também é indicado para fazer flores.


PINCEL QUADRADO:O tamanho varia de acordo com o objetivo. Um quadrado bem chato é o mais incado para fazer xadrez (embora algumas pessoas utilizem o 00). O pincel quadrado é o mais indicado para pintar o "corpo" da peça em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).


CERDAS DURAS:

São ótimas para fazer efeitos como a pátina, por exemplo. Geralmente são cerdas sintéticas e o pincel é mais barato que um similar em pêlo macio.

TRINCHA PARA VERNIZES:Da Condor série 558 de cerdas sintéticas porém muito macias.A Lu me passou esta dica e eu usei e adorei o resultado.



ARTESÃO X MESTREGeralmente é essa designação para a variedade de pincéis com a mesma nomenclatura, mas para diferentes finalidades. Peça sempre pincel para artesão, pois pode ser que na mesma loja vc encontra pincel para pintura á óleo, aquarela, móveis e paredes.



CONDOR x TIGRENão trabalho para nenhuma das 2 empresas, mas vejo que a maioria das nossas colegas preferem essas 2 marcas. Existem inúmeras marcas mais baratas no mercado e com resultados finais fantásticos, porém a longevidade dos pincéis Condor e Tigre é maior, apesar de serem mais caros.



Para quem trabalha com cola gelDê preferência para pincéis de cerdas duras. Um modelo bastante utilizado por quem trabalha com cola gel é o Condor 456, com o cabo de cor amarela e cerdas brancas.



PINCEL FILBERTÉ uma lançamento da Tigre. É um pincel língua de gato muito utilizado na pintura Country para fazer os pelinhos e cabelinhos dos bonecos (o efeito final é melhor que o Pata-de-Vaca, que era o mais usado anteriormente para obter esse efeito). Isso não significa que ele seja utilizado só para este fim.Existem 2 tipos, de acordo com o material a ser pintado:


Estas dicas eu aprendi na comunidade Aprenda a Fazer e dou veracidade,porque as uso.





quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TÉCNICA DA FITA CREPE

TÉCNICA DA FITA CREPE(ARTESÃ ALESSANDRA)FOTO DA CAIXA;E O PORTA RETRATO É FOTO DO MEU TRABALHO COM ESTA TÉCNICA.MATERIAL - peça desejada em madeira, base acrilica branca ou latex pva, pincel macio, fita crepe, betume em cera ou betume liquido misturado com cera incolor poliflor, pano macio, flanela, guardanapo , cola p/ decoupage, verniz PROCEDIMENTO - Passe uma demão de base acrilica na peça e de uma lixada. No caso da tampa isole a área onde vai ser aplicada a decoupage, no resto aplique a fita crepe corte pedacinhos e cole na peça pressionando bem , não corte com a tesoura porque fica bonito o rasgadinho. Aplique o betume em cera e retire o excesso com um paninho se quiser mais escuro aplique mais betume , depois faça a decoupage . Depois de duas horas lustre a peça e passe verniz onde foi feita a decoupage. Esta é a técnica original mas mudei e na primeira pintei com a cor chocolate bem aguada e passei verniz e nesta pintei tb de chocolate aguado e depois apliquei betume da judéia e tirei o excesso com um paninho e passei três demãos de verniz cristal.


TÉCNICA TRESSÉ

Material Antiderrapante Cola cascorez Tintas pva vermelho e vinho Latonagem ou resina Massa acrílica Correntinha prata Cola de bijou 1. Escolha os enfeites do centro da tampa e cantoneiras; 2. Recorte o emborrachado do tamanho certinho da tampa e laterais da parte de baixo; 3. Recorte no emborrachado o centro e as cantoneiras do tamanho certo dos enfeites; 4. Sele a caixa, lixe e pinte com a pva vermelha e seque; 5. Cole todo o emborrachado na caixa, faça por partes pra ficar bem coladinho, sem falhas e espere secar; 6. O enfeite do centro da tampa e cantoneiras vc pode usar resina folheada com folhas de prata ou fazer a latonagem. Se for folhear antes pinte de preto, passe o verniz mordente e cole as folhas de prata, limpe e espane o excesso, envelheça com tinta nanquim preta; se fizer a latonagem, preencha com massa e cola e cole nos locais reservados para os enfeites, envelhecendo Tb com nanquim. Espere secar a colagem dos enfeites;7. Pinte o emborrachado com a pva vermelha e e manche em alguns locais com a pva vinho e espere secar; 8. Dilua o betume líquido com cera e água ras e passe com pincel pra envelhecer. 9. Cole as correntinhas de bolinhas pra dar um acabamento nos enfeites. 10. eu colei o emborrachado em cima do mdf sem pintura como vcs vão ver na foto do passo a passo e depois tive um pouco de trabalho pra cobrir o fundo por isso estou sugerindo a pintura antes de colar;
ARTESÃ RUTH KLAUTAU

TÉCNICA BRETÃ


TÉCNICA BRETÃ- sele a peça, lixe e limpe e dê duas demãos de pva branca; - faça relevos com stencil e depois de seco aumente a textura com relevo incolor; -dê uma demão de pva ocre seque e passe verniz craquelê, depois de seco passe uma demão farta de pva da mesma cor anterior (ocre) e antes que seque totalmente a tinta empurre alguns locais com o dedo pra causar irregularidades na tinta, esse é o detalhe da técnica; -Pinte a caixa toda com o betume líquido diluído com cera incolor e água ras; -Espere secar bem e se quiser clarear um pouco passe um trapinho com cera até ficar na tonalidade que você deseja; - coloque o stencil de volta nos desenho e passe com pincel de cabo amarelo cera goldfix ouro só nos relevos.
ARTESÃ KUTH KLAUTAU.

ARTE VENESIANA

ARTE VENEZIANA- espatule a tampa da caixa com massa pva e, em seguida, cole com cascorez, com a massa ainda mole, os enfeites metálicos; espatule o restante da caixa também; - quando a massa secar lixe suavemente, limpe e sele com goma laca indiana toda a peça; - dê duas demãos de pva ocre na textura da tampa; - escolha três cores de tinta pva que façam um degradê e passe na parte de baixo da caixa, com duas demãos, na ordem que vc quiser, do mais claro pro mais escuro ou vice-versa; - depois de seco passe em tudo betume líquido misturado com cera e água ras e espere secar (limpe suavemente os enfeites); - dê alguns pontos de luz com pátina cera dourada.

MAIS UM PASSO A PASSO DA NOSSA QUERIDA ARTESÃ RUTH KLAUTAU.

TÉCNICA TEXTURA VETRIFICADA

TEXTURA VITRIFICADA1. Divida a tampa da caixa em 3 faixas e isole a faixa do meio com fita crepe e nas 2 faixas laterais faça uma textura usando stencil e massa arenosa; na parte de baixo faça uma textura usando stencil e a mesma massa arenosa que usou na tampa; sele tudo com goma laca; 2. dê em toda a caixa duas demãos de pva ocre; 3. depois de seco passe duas demãos de acrílica ouro e espere secar. 4. Na faixa central da tampa retire a fita crepe e passe com a espátula textura dourada (isole as faixa do lado pra não sujar) e dê uma encrespada nela com a espátula deitada e espere secar; 5. Envelheça tudo com a mistura de betume líquido, cera incolor e água ras e limpe suavemente; 6. Nos desenhos do stencil da tampa e da parte de baixo passe duas demãos de verniz vitral cobre. Dica: a textura ouro você pode substituir por: massa e depois pinte de pva ocre e em cima use tinta acrílica ouro ou douração.

ESTA TÉCNICA FOI CEDIDA PELA NOSSA QUERIDA ARTESÃ RUTH KLAUTAU

terça-feira, 14 de outubro de 2008



KITS DE LEMBRANÇAS DE ANIVERSÁRIO E DO DIA DAS PROFESSORAS;AS CAIXAS QUE ESTÃO COM A TOALHINHA É DE ANIVERSÁRIO,E AS CAIXAS AMARELA E LILÁS É O DAS PROFESSORAS.PENA QUE NÃO FOTOGRAFEI ELAS PRONTAS,ESTAVAM RECHEADAS DE BOMBONS E BIS.ELAS AMARAM.




Mais uma africana pronta,estou amando pinta-las.Agora só tem mais uma a ser pintada e depois vem os anjos.



sábado, 11 de outubro de 2008

AFRICANAS EM GESSO COM PINTURA,PÁTINA,ENVELHECIMENTO E DOURAÇÃO.AS PRÓXIMAS SERÃO EM PINTURA A ÓLEO.